Da cidade de Minas ao eixo sul: reflexão sobre a construção e ocupação dos espaços urbanos
Palabras clave:
Segregação, Condomínios fechados, Planejamento urbano.Resumen
Este trabalho discute, por meio da análise das transformações ocorridas no espaço da capital mineira e sua expansão pelo chamado eixo sul, os processos de segregação socioespacial que se sucederam ao longo da história. Para se compreender as transformações do eixo sul, foram tomados como modelo de análise comparativa dois condomínios, o Alphaville e o Vila D’El Rey. Os processos observados desde a concepção da nova capital indicam que a segregação socioespacial não pode ser compreendida apenas por meio de vontade dos moradores de condomínios, já que outras forças, além do Estado e do mercado imobiliário, atuam nesse sentido, como a difusão de certos valores sociais e modos de vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".