Da cidade de Minas ao eixo sul: reflexão sobre a construção e ocupação dos espaços urbanos
Palavras-chave:
Segregação, Condomínios fechados, Planejamento urbano.Resumo
Este trabalho discute, por meio da análise das transformações ocorridas no espaço da capital mineira e sua expansão pelo chamado eixo sul, os processos de segregação socioespacial que se sucederam ao longo da história. Para se compreender as transformações do eixo sul, foram tomados como modelo de análise comparativa dois condomínios, o Alphaville e o Vila D’El Rey. Os processos observados desde a concepção da nova capital indicam que a segregação socioespacial não pode ser compreendida apenas por meio de vontade dos moradores de condomínios, já que outras forças, além do Estado e do mercado imobiliário, atuam nesse sentido, como a difusão de certos valores sociais e modos de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".