Da cidade de Minas ao eixo sul: reflexão sobre a construção e ocupação dos espaços urbanos

Auteurs-es

  • Alexandra Nascimento Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

Mots-clés :

Segregação, Condomínios fechados, Planejamento urbano.

Résumé

Este trabalho discute, por meio da análise das transformações ocorridas no espaço da capital mineira e sua expansão pelo chamado eixo sul, os processos de segregação socioespacial que se sucederam ao longo da história. Para se compreender as transformações do eixo sul, foram tomados como modelo de análise comparativa dois condomínios, o Alphaville e o Vila D’El Rey. Os processos observados desde a concepção da nova capital indicam que a segregação socioespacial não pode ser compreendida apenas por meio de vontade dos moradores de condomínios, já que outras forças, além do Estado e do mercado imobiliário, atuam nesse sentido, como a difusão de certos valores sociais e modos de vida. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alexandra Nascimento, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e mestrado em Ciencias Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente leciona no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-Bh) e no Centro Universitário UNA onde coordena o curso de História. Experiência docente nas áreas de História, Arquitetura e urbanismo e Ciências Sociais.

Téléchargements

Publié-e

2007-10-31

Comment citer

NASCIMENTO, Alexandra. Da cidade de Minas ao eixo sul: reflexão sobre a construção e ocupação dos espaços urbanos. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 151–174, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2912. Acesso em: 8 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Belo Horizonte 110 Anos