A educação superior no regime militar: rupturas ou continuidades?

Autores/as

  • Gustavo Bianch Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2016v17n27p455

Palabras clave:

Educação superior. Modernização. Reformas.

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir o processo de mudança no ensino superior brasileiro no contexto do governo de João Goulart até a ditadura militar. Apesar do seu caráter progressista, a atuação política de Jango não foi eficiente na modernização do ensino superior. No governo militar, a pressão pelas reformas educacionais aumentava à medida que o reconhecimento da crise no setor ficava mais claro, o que foi evidenciado na Reforma Universitária de 1968. Diante desse cenário político de grandes mudanças, algumas questões são necessárias: no tocante à educação superior, o golpe representou uma ruptura com o governo anterior? As mudanças feitas pelos militares foram originais ou apresentaram demandas do regime anterior? Como explicar o projeto educacional consubstanciado na reforma universitária de 1968? Neste aspecto, a problematização levantada neste texto busca questionar até que ponto as noções conservadoras aplicadas à reforma universitária se hibridizaram com o reformismo do período anterior ao golpe.

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Biografía del autor/a

Gustavo Bianch Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de História e Culturas Políticas. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui experiência docente no ensino fundamental e médio. Áreas de interesse: História do Brasil republicano: do Populismo ao Regime Militar; História e sociologia da ciência; História das instituições educacionais; Ensino de História. 

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Publicado

2016-10-30

Cómo citar

SILVA, Gustavo Bianch. A educação superior no regime militar: rupturas ou continuidades?. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 17, n. 27, p. 455–474, 2016. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2016v17n27p455. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2016v17n27p455. Acesso em: 24 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos