A educação superior no regime militar: rupturas ou continuidades?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2016v17n27p455Palabras clave:
Educação superior. Modernização. Reformas.Resumen
O objetivo deste artigo é discutir o processo de mudança no ensino superior brasileiro no contexto do governo de João Goulart até a ditadura militar. Apesar do seu caráter progressista, a atuação política de Jango não foi eficiente na modernização do ensino superior. No governo militar, a pressão pelas reformas educacionais aumentava à medida que o reconhecimento da crise no setor ficava mais claro, o que foi evidenciado na Reforma Universitária de 1968. Diante desse cenário político de grandes mudanças, algumas questões são necessárias: no tocante à educação superior, o golpe representou uma ruptura com o governo anterior? As mudanças feitas pelos militares foram originais ou apresentaram demandas do regime anterior? Como explicar o projeto educacional consubstanciado na reforma universitária de 1968? Neste aspecto, a problematização levantada neste texto busca questionar até que ponto as noções conservadoras aplicadas à reforma universitária se hibridizaram com o reformismo do período anterior ao golpe.
Descargas
Citas
ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica do capital humano. Rio de Janeiro: IESAE/FGV, 1979.
CUNHA, Luiz Antonio. A universidade reformanda. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1988.
CUNHA, Luiz Antonio. A universidade crítica: o ensino superior na república populista. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2007.
CUNHA, Luiz Antonio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014.
DREIFUSS, René. 1964: a conquista do Estado (ação política, poder e golpe de classe). Petrópolis: Vozes, 1981.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Da universidade “modernizada” à universidade disciplinada: Atcon e Meira Mattos. São Paulo: Cortês, 1991.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006.
FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: e FERREIRA, Ferreira, DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 343-404.
FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. Democracia ou reformas? Alternativas democráticas à crise política 1961-1964. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: EDART, 1977.
GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil, estudo sobre política educacional (1964-1985): um estudo sobre política educacional. 1990. 444 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-graduação em Educação, Campinas, 1990.
LIRA, Alexandre Tavares do Nascimento. A legislação da educação no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985): um espaço de disputas. 2010. 367f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciência Humanas e Filosofia, Programa de Pós-graduação em História, Niterói, 2010.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
MOREIRA, Cássio Silva. O projeto de nação do governo João Goulart: o plano trienal e as reformas de base (1961-1964). 2011. 404f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Economia, Porto Alegre, 2010.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Ed. Contexto, 2014.
NOGUEIRA, Francis Maris Guimarães. A Ajuda Externa para a Educação Brasileira na produção do "mito" do desenvolvimento: da USAID ao BIRD. Campinas, 1998. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-graduação em Educação, Campinas, 1998.
RIBEIRO, Darcy. A Universidade Necessária. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1969.
TOLEDO, Caio Navarro de. Visões críticas do golpe. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".