A educação superior no regime militar: rupturas ou continuidades?

Autori

  • Gustavo Bianch Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2016v17n27p455

Parole chiave:

Educação superior. Modernização. Reformas.

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir o processo de mudança no ensino superior brasileiro no contexto do governo de João Goulart até a ditadura militar. Apesar do seu caráter progressista, a atuação política de Jango não foi eficiente na modernização do ensino superior. No governo militar, a pressão pelas reformas educacionais aumentava à medida que o reconhecimento da crise no setor ficava mais claro, o que foi evidenciado na Reforma Universitária de 1968. Diante desse cenário político de grandes mudanças, algumas questões são necessárias: no tocante à educação superior, o golpe representou uma ruptura com o governo anterior? As mudanças feitas pelos militares foram originais ou apresentaram demandas do regime anterior? Como explicar o projeto educacional consubstanciado na reforma universitária de 1968? Neste aspecto, a problematização levantada neste texto busca questionar até que ponto as noções conservadoras aplicadas à reforma universitária se hibridizaram com o reformismo do período anterior ao golpe.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Gustavo Bianch Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de História e Culturas Políticas. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui experiência docente no ensino fundamental e médio. Áreas de interesse: História do Brasil republicano: do Populismo ao Regime Militar; História e sociologia da ciência; História das instituições educacionais; Ensino de História. 

Riferimenti bibliografici

ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica do capital humano. Rio de Janeiro: IESAE/FGV, 1979.

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade reformanda. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1988.

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade crítica: o ensino superior na república populista. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2007.

CUNHA, Luiz Antonio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014.

DREIFUSS, René. 1964: a conquista do Estado (ação política, poder e golpe de classe). Petrópolis: Vozes, 1981.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Da universidade “modernizada” à universidade disciplinada: Atcon e Meira Mattos. São Paulo: Cortês, 1991.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006.

FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: e FERREIRA, Ferreira, DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 343-404.

FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. Democracia ou reformas? Alternativas democráticas à crise política 1961-1964. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: EDART, 1977.

GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil, estudo sobre política educacional (1964-1985): um estudo sobre política educacional. 1990. 444 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-graduação em Educação, Campinas, 1990.

LIRA, Alexandre Tavares do Nascimento. A legislação da educação no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985): um espaço de disputas. 2010. 367f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciência Humanas e Filosofia, Programa de Pós-graduação em História, Niterói, 2010.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

MOREIRA, Cássio Silva. O projeto de nação do governo João Goulart: o plano trienal e as reformas de base (1961-1964). 2011. 404f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Economia, Porto Alegre, 2010.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Ed. Contexto, 2014.

NOGUEIRA, Francis Maris Guimarães. A Ajuda Externa para a Educação Brasileira na produção do "mito" do desenvolvimento: da USAID ao BIRD. Campinas, 1998. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-graduação em Educação, Campinas, 1998.

RIBEIRO, Darcy. A Universidade Necessária. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1969.

TOLEDO, Caio Navarro de. Visões críticas do golpe. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

Pubblicato

2016-10-30

Come citare

SILVA, Gustavo Bianch. A educação superior no regime militar: rupturas ou continuidades?. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 17, n. 27, p. 455–474, 2016. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2016v17n27p455. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2016v17n27p455. Acesso em: 24 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Temática livre