Tradição, tradicionalismo e atualidade na perspectiva da longa duração histórica

Auteurs-es

  • Heloisa Guaracy Machado PUC Minas

Mots-clés :

, Tradição, Eleição, República romana, Educação grega

Résumé

O artigo visa analisar a atualidade da Antiguidade greco-romana, aproximando-a do contexto ocidental contemporâneo, através do processo eleitoral da res publica romana e dos pressupostos educacionais da paidéia grega. Isso implica em uma revisão teórica do conceito de “tradição”, despido da conotação pejorativa de tradicionalismo para adquirir o sentido de “herança” proposto por Moses Finley.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Heloisa Guaracy Machado, PUC Minas

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Diretora do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval/Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: península ibérica, medievo, afonso henriques, portugal e américa latina.

Téléchargements

Publié-e

2005-11-23

Comment citer

MACHADO, Heloisa Guaracy. Tradição, tradicionalismo e atualidade na perspectiva da longa duração histórica. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 7, n. 8, p. 11–25, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1715. Acesso em: 8 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Confêrencias

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>