O problema da habitação popular em Belo Horizonte: 1894-1960

Autori

  • Carla Ferretti Santiago PUC Minas

Parole chiave:

Habitação popular, Produção do espaço urbano, História de Belo Horizonte.

Abstract

A construção de lugares de moradia para os setores populares é um dos problemas recorrentes na história de Belo Horizonte. Este artigo objetiva compreender a produção dos espaços de habitação popular na cidade, dando ênfase à ação do poder público, dos agentes imobiliários e dos setores populares. Em diferentes momentos da história da cidade, cada um desses sujeitos possui uma projeção – explícita ou não – do que deva ser o lugar de moradia popular. Cada um, a partir de seus respectivos projetos, age no sentido de buscar concretizá-los. E, desse encontro e confronto de projetos e ações, vai se construindo o espaço urbano de Belo Horizonte.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Carla Ferretti Santiago, PUC Minas

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Belo Horizonte, ensino de história, formação de professores e educação a distância.

Pubblicato

2007-10-31

Come citare

SANTIAGO, Carla Ferretti. O problema da habitação popular em Belo Horizonte: 1894-1960. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 53–68, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2908. Acesso em: 8 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê - Belo Horizonte 110 Anos