NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DE INICIAÇÃO AO FUTEBOL DE UMA TURMA DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUC MINAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p422-436Palavras-chave:
Coordenação Motora, Educação Física, Futebol, Iniciação esportiva, testeResumo
Entende-se a coordenação motora como uma interação harmoniosa e econômica do sistema musculoesquelético, do sistema nervoso e do sistema sensorial para produzir ações motoras precisas, equilibradas e reações rápidas. Assim, o nível de coordenação motora interfere diretamente no processo de iniciação esportiva no futebol, sendo a base para o aprendizado dos fundamentos do jogo, como chutar, cabecear e controlar a bola, num contexto que exige ações técnico-táticas diante da imprevisibilidade que o jogo apresenta. Assim, o objetivo do estudo foi diagnosticar o nível de coordenação motora de alunos de iniciação ao futebol de uma turma do projeto de extensão do curso de Educação Física da PUC MINAS. Utilizou-se o Teste de Coordenação Motora com Bola (TCMB) validado por Ribas et al. (2022). Participaram do do estudo 16 alunos. Pode-se observar que apenas 13 deles pontuaram no teste. Destes 13, 12 alunos obtiveram uma pontuação considerada baixa de acordo com a tabela normativa do teste, exceto o aluno “A” que obteve uma pontuação elevada. Pode-se concluir que os alunos apresentam um baixo nível de coordenação motora com bola. Logo, diagnosticar o nível de coordenação motora dos alunos auxiliará os professores do projeto, bem como os graduandos de Educação Física, no sentido de enfatizar atividades que visam o incremento da coordenação motora com bola. O TCMB é uma ferramenta validada cientificamente que poderá ser utilizada por professores e treinadores na iniciação esportiva.
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