ESCOLAS SUSTENTÁVEIS EM LUGARES DE CRISE:
educação para a paz, resiliência e ecologia integral
Palavras-chave:
educação para a paz, escolas sustentáveis, conflitos armados, ecologia integral, resiliência comunitáriaResumo
Diante de conflitos armados, crises socioambientais e desigualdades estruturais, este artigo propõe a implementação de escolas sustentáveis como estratégia educativa para a promoção da paz, da resiliência e da justiça socioambiental. A partir de uma abordagem inter e transdisciplinar, ancorada nos princípios da ecologia integral, da pedagogia crítica freiriana e da tradição Salesiana, o texto defende que essas escolas atuem como ecossistemas formativos capazes de regenerar comunidades afetadas pela violência. São discutidos componentes curriculares orientados por valores como empatia, inclusão, sustentabilidade e cidadania planetária, com destaque para práticas pedagógicas inovadoras, projetos interinstitucionais e o protagonismo juvenil. Com base em experiências internacionais e nacionais, o artigo evidencia o potencial transformador da educação em contextos de adversidade. Ao final, propõe-se uma visão ampliada de escola sustentável como território de esperança ativa, reconstrução ética e compromisso com a dignidade humana e o cuidado com a Casa Comum.
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