ESCOLAS SUSTENTÁVEIS EM LUGARES DE CRISE:

educação para a paz, resiliência e ecologia integral

Auteurs-es

  • Paulo Sérgio da Sena
  • Ir Silvana Soares

Mots-clés :

educação para a paz, escolas sustentáveis, conflitos armados, ecologia integral, resiliência comunitária

Résumé

Diante de conflitos armados, crises socioambientais e desigualdades estruturais, este artigo propõe a implementação de escolas sustentáveis como estratégia educativa para a promoção da paz, da resiliência e da justiça socioambiental. A partir de uma abordagem inter e transdisciplinar, ancorada nos princípios da ecologia integral, da pedagogia crítica freiriana e da tradição Salesiana, o texto defende que essas escolas atuem como ecossistemas formativos capazes de regenerar comunidades afetadas pela violência. São discutidos componentes curriculares orientados por valores como empatia, inclusão, sustentabilidade e cidadania planetária, com destaque para práticas pedagógicas inovadoras, projetos interinstitucionais e o protagonismo juvenil. Com base em experiências internacionais e nacionais, o artigo evidencia o potencial transformador da educação em contextos de adversidade. Ao final, propõe-se uma visão ampliada de escola sustentável como território de esperança ativa, reconstrução ética e compromisso com a dignidade humana e o cuidado com a Casa Comum.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ASKEROV, A.; ASKEROV, A. Peace education and conflict resolution: a critical review. Innovative Issues and Approaches in Social Sciences, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 5-35, 2010.

DECAMP, A.; JASIENSKI, M. L’expérience écologique est-elle soluble dans le système éducatif français?. Forum, Cairn/Cairn, p. 15-26. 2022.

DETRAZ, N. Environmental security and gender: necessary shifts in an evolving debate. Security Studies, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 345–369, 2009.

FRANCISCO. Laudato Si': sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GADOTTI, M. Pedagogia da terra. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2000.

HICKS, D. Education for peace: what, why and how? Oxford Research Encyclopedia of Education, 2020.

INSTITUTO PAULO FREIRE. Educação para a cidadania planetária. Osasco: Instituto Paulo Freire, 2009.

JAGERS, R. J.; RIVAS-DRAKE, D.; BOROWSKI, T. Equity and social and emotional learning: a cultural analysis. Educational Psychologist, [s. l.], v. 53, n. 2, p. 162-184, 2018.

JOSÉ, D. D. O.; MORAES, M. C. M. Educação para tempos difíceis: pedagogia da esperança e justiça curricular. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [s. l.], v. 17, n. 49, p. 75–94, jan./abr. 2020.

KÄFER, F. S.; KÜMMERLE, R. Educação e ecologia integral: por uma práxis planetária. Cadernos CEDES, Campinas, v. 40, n. 110, p. 267–280, set./dez. 2020.

MANOJLOVIĆ, B. Education for Sustainable Peace and Conflict Resilient Communities. Springer, 2017.

NYGÅRD, H. M. Achieving the sustainable development agenda: The governance–conflict nexus. International Area Studies Review, v. 20, n. 1, p. 3-18, 2017.

ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos 2015/agenda2030/. Acesso em: 10 fev. 2025.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SALESIANOS. Educar à paz num mundo de violência. Roma: Congregação Salesiana, 2016.

SALESIANOS. Carta da Educação Salesiana 2020-2025. Roma: Setor da Pastoral Juvenil Salesiana, 2020.

SALESIANOS. Projeto educativo-pastoral Salesiano. Roma: Congregação Salesiana, 2002.

SANTOS, B. S. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. São Paulo: Boitempo, 2021.

SINCLAIR, M. Education in emergencies. In: UNHCR. Learning for a future: refugee education in developing countries. Geneva: UNHCR, 2001. p. 1-84.

UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Paris: UNESCO, 2021.

Téléchargements

Publié-e

2025-10-30

Comment citer

Sena, P. S. da, & Soares, I. S. (2025). ESCOLAS SUSTENTÁVEIS EM LUGARES DE CRISE: : educação para a paz, resiliência e ecologia integral. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(nesp), 63–73. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/37109