EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS:
o papel das escolas na formação de cidadãos ecologicamente
Palavras-chave:
ecologia integral, educação ambiental, extensão universitária, educação à distância, formação docenteResumo
Este artigo discute de que modo a curricularização da extensão nos cursos de Licenciatura e nos cursos da área de Humanidades, ofertados na modalidade EaD pela PUC Goiás, tem contribuído para a formação de profissionais comprometidos com a ecologia integral. Por meio de práticas extensionistas como hortas comunitárias, projetos de reciclagem e educação agroecológica, como também na área organizacional de empresas com foco na sustentabilidade, analisamos como a Educação à Distância, longe de ser uma limitação, pode romper barreiras geográficas e promover transformações socioambientais concretas nas comunidades onde os estudantes estão inseridos. Fundamentado em abordagens como a aprendizagem experiencial e a pedagogia crítica ecológica, este trabalho também se alinha aos princípios da Laudato Si’ e aos objetivos globais da COP30.
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