EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS:

o papel das escolas na formação de cidadãos ecologicamente

Autores/as

  • Elda Jane Almeida Gontijo
  • Isabella Rodovalho Martins
  • Ráquia Rabelo Rogeri
  • Rodrigo Martinez Castro

Palabras clave:

ecologia integral, educação ambiental, extensão universitária, educação à distância, formação docente

Resumen

Este artigo discute de que modo a curricularização da extensão nos cursos de Licenciatura e nos cursos da área de Humanidades, ofertados na modalidade EaD pela PUC Goiás, tem contribuído para a formação de profissionais comprometidos com a ecologia integral. Por meio de práticas extensionistas como hortas comunitárias, projetos de reciclagem e educação agroecológica, como também na área organizacional de empresas com foco na sustentabilidade, analisamos como a Educação à Distância, longe de ser uma limitação, pode romper barreiras geográficas e promover transformações socioambientais concretas nas comunidades onde os estudantes estão inseridos. Fundamentado em abordagens como a aprendizagem experiencial e a pedagogia crítica ecológica, este trabalho também se alinha aos princípios da Laudato Si’ e aos objetivos globais da COP30. 

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Citas

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Publicado

2025-10-30

Cómo citar

Gontijo, E. J. A., Martins, I. R., Rogeri, R. R., & Castro, R. M. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: : o papel das escolas na formação de cidadãos ecologicamente . Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(nesp), 74–83. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/37121