AGRONOMIA COMO SEMENTE DE TRANSFORMAÇÃO:

experiências educativas ecotransformadoras em hortas escolares no cerrado goiano

Autori

  • Elda Jane Almeida Gontijo
  • Isabella Rodovalho Martins
  • Martha Nascimento Castro
  • Rodrigo Martinez Castro
  • Laysla Morais Coelho

Parole chiave:

extensão universitária, educação ambiental, economia circular, protagonismo estudantil, engajamento comunitário

Abstract

Este texto sintetiza as experiências de projetos de extensão desenvolvidos por estudantes do curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) em escolas públicas. Com ênfase na implementação, revitalização e no manejo de hortas escolares, as ações extensionistas promoveram a educação ambiental, o protagonismo estudantil e o uso de materiais reaproveitados, como gavetas de madeira e pneus, reforçando práticas sustentáveis e de economia circular. Os projetos estimularam a integração entre universidade, escola e comunidade, articulando saberes técnicos e populares e fortalecendo vínculos socioambientais. Tais iniciativas são analisadas como estratégias eficazes para a promoção da ecologia integral, alinhadas a princípios éticos e pedagógicos, e para a formação de cidadãos ecologicamente conscientes. Além disso, os projetos evidenciam o potencial transformador da academia na formação de futuros profissionais capazes de multiplicar saberes agroecológicos, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a proteção da Casa Comum no contexto local.

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Pubblicato

2025-10-30

Come citare

Gontijo, E. J. A., Martins, I. R., Castro, M. N., Castro, R. M., & Coelho, L. M. (2025). AGRONOMIA COMO SEMENTE DE TRANSFORMAÇÃO: : experiências educativas ecotransformadoras em hortas escolares no cerrado goiano. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(nesp), 52–62. Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/37112