MODELO LÓGICO PARA AVALIAR ENSINO-SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p370-393Palabras clave:
Avaliação em Saúde, Educação Superior, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Aprendizagem VivencialResumen
Modelo Lógico (ML) pode subsidiar avaliações de componentes de integração ensino-serviço-comunidade. Assim, objetivou-se validar um Modelo Lógico para componentes de integração ensino-serviço-comunidade através de um estudo de avaliabilidade realizado no ano de 2022. A construção do ML foi baseada em análise documental, revisão de literatura e vivências dos autores para identificar os elementos básicos de estrutura, de processo e de resultado e, posteriormente, orientar a diagramação do ML. A validação de conteúdo do Modelo ocorreu em três fases: 1- análise pelo especialista; 2-ajustes pelos pesquisadores; 3- reavaliação pelo especialista. Quanto à validação do modelo, o especialista assinalou níveis de concordância (Sim, parcial, não), quanto à plausibilidade lógica da diagramação na relação entre os elementos do modelo. Mediante discordância (parcial ou total) em algum critério, solicitou-se justificar e propor mudança. Como resultado, o modelo foi composto por 04 dimensões (diagnóstico da realidade, problematização da intervenção, desenvolvimento da intervenção e avaliação da intervenção) relacionadas às sete dimensões pautadas nas etapas do Arco de Maguerez. O modelo viabilizado é aplicável a componentes de integração ensino-serviço, de caráter interdisciplinar, pautados em metodologia da problematização para mobilizar uma aprendizagem vivencial do processo de territorialização e de atividades de promoção à saúde.
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Citas
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