TRAJETÓRIA DA ECOLOGIA INTEGRAL NO BRASIL

Autores/as

  • Eraldo Medeiros Costa Neto
  • Ana Cecília Estellita Lins

Palabras clave:

campanha da fraternidade, Laudato Si’, objetivos de desenvolvimento sustentável, pesquisa acadêmica, Rio+20

Resumen

Este texto apresenta um histórico sucinto da produção acadêmica relacionada com Ecologia Integral, a partir da Encíclica Laudato Si’ e de outras vertentes que utilizam o termo “ecologia integral”. Também discorre sobre a criação da revista Ecologia Integral como uma prática para divulgação desse movimento. A metodologia consistiu em uma busca na Internet que não pretendeu ser exaustiva, mas apenas indicativa, com a finalidade de auxiliar pesquisadores a se aprofundarem em alguns dos temas já abordados. Os dados indicam que desde 2008 passaram a ser produzidos no Brasil artigos que mencionaram a Ecologia Integral; contudo, foi em 2024 que ocorreu a intensificação de pesquisas com esse assunto. Também há dissertações e teses sobre o tema. Os estudos indicam caminhos de reflexão que têm sido trilhados e que podem propiciar não somente o empreendimento de outros estudos cada vez mais específicos e aprofundados, que conduzam a um ambiente coletivo ecologicamente mais humanizado. Ao sistematizar o conhecimento existente, buscamos inspirar novas iniciativas comprometidas com a integração entre cuidado ambiental, justiça social e espiritualidade. Espera-se que este trabalho contribua para o avanço de uma ecologia que, de fato, considere todas as dimensões da vida, promovendo uma transformação cultural e prática diante dos desafios socioambientais contemporâneos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis: Vozes, 2015.

COSTA NETO, Eraldo Medeiros; LINS, Ana Cecília E.; MACHADO, Luciano Rodolfo de M. Ecologia Integral: fraternidade como mudança de paradigma. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 19, n. 1, p. 1-15, 2025.

FOLLMANN, José Ivo. Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes. v. 1. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020a.

FOLLMANN, José Ivo. Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes. v. 2. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020b.

FOLLMANN, José Ivo. Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes. v. 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

FRANCISCO, Papa. Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

GTSC A2030. VIII Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Recife: Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero, 2024.

KUZMA, Cesar; TISI, Lucíola Cruz Paiva. Responsabilidade e cuidado com a casa comum: apontamentos teológicos a partir da encíclica Laudato Si’. Caminhos de Diálogo, v. 8, n. 13, p. 308-319, 2020.

LESBAUPIN, Ivo; CRUZ, Mauri. Novos paradigmas para um outro mundo possível. São Paulo: Usina Editora, 2019.

LIMA, Adriano Sousa; BEZERRA, Cícero Manoel. Ecologia Integral: uma interface entre fé e vida. Curitiba: Escolha Certa Editora, 2024.

MARQUES, José Roberto; SARAIVA, José Sérgio. Desenvolvimento sustentável e antropocentrismo. Revista de Direito Brasileira, v. 29, n. 11, p. 358-369, 2021.

MARTINS, Amanda Ribeiro; CIRNE, Mariana Barbosa. O risco do desmatamento da Amazônia no clima brasileiro: políticas públicas legislativas e judiciais para a preservação da maior floresta tropical do mundo entre 2019 a 2023. In: LEUZINGER, Márcia Dieguez; SOUZA, Lorene Raquel de; SILVA, Solange Teles da (org.). Licenciamento ambiental e risco. Brasília: CEUB, 2024.

MURAD, Afonso. Janelas abertas: fé cristã e ecologia integral. São Paulo: Paulinas, 2022.

REVISTA ECOLOGIA INTEGRAL. Belo Horizonte: CEI 2012.

Publicado

2025-10-30

Cómo citar

Neto, E. M. C., & Lins, A. C. E. (2025). TRAJETÓRIA DA ECOLOGIA INTEGRAL NO BRASIL. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(nesp), 121–131. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/37117