TRAJETÓRIA DA ECOLOGIA INTEGRAL NO BRASIL
Palabras clave:
campanha da fraternidade, Laudato Si’, objetivos de desenvolvimento sustentável, pesquisa acadêmica, Rio+20Resumen
Este texto apresenta um histórico sucinto da produção acadêmica relacionada com Ecologia Integral, a partir da Encíclica Laudato Si’ e de outras vertentes que utilizam o termo “ecologia integral”. Também discorre sobre a criação da revista Ecologia Integral como uma prática para divulgação desse movimento. A metodologia consistiu em uma busca na Internet que não pretendeu ser exaustiva, mas apenas indicativa, com a finalidade de auxiliar pesquisadores a se aprofundarem em alguns dos temas já abordados. Os dados indicam que desde 2008 passaram a ser produzidos no Brasil artigos que mencionaram a Ecologia Integral; contudo, foi em 2024 que ocorreu a intensificação de pesquisas com esse assunto. Também há dissertações e teses sobre o tema. Os estudos indicam caminhos de reflexão que têm sido trilhados e que podem propiciar não somente o empreendimento de outros estudos cada vez mais específicos e aprofundados, que conduzam a um ambiente coletivo ecologicamente mais humanizado. Ao sistematizar o conhecimento existente, buscamos inspirar novas iniciativas comprometidas com a integração entre cuidado ambiental, justiça social e espiritualidade. Espera-se que este trabalho contribua para o avanço de uma ecologia que, de fato, considere todas as dimensões da vida, promovendo uma transformação cultural e prática diante dos desafios socioambientais contemporâneos.
Descargas
Citas
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis: Vozes, 2015.
COSTA NETO, Eraldo Medeiros; LINS, Ana Cecília E.; MACHADO, Luciano Rodolfo de M. Ecologia Integral: fraternidade como mudança de paradigma. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 19, n. 1, p. 1-15, 2025.
FOLLMANN, José Ivo. Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes. v. 1. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020a.
FOLLMANN, José Ivo. Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes. v. 2. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020b.
FOLLMANN, José Ivo. Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes. v. 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.
FRANCISCO, Papa. Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
GTSC A2030. VIII Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Recife: Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero, 2024.
KUZMA, Cesar; TISI, Lucíola Cruz Paiva. Responsabilidade e cuidado com a casa comum: apontamentos teológicos a partir da encíclica Laudato Si’. Caminhos de Diálogo, v. 8, n. 13, p. 308-319, 2020.
LESBAUPIN, Ivo; CRUZ, Mauri. Novos paradigmas para um outro mundo possível. São Paulo: Usina Editora, 2019.
LIMA, Adriano Sousa; BEZERRA, Cícero Manoel. Ecologia Integral: uma interface entre fé e vida. Curitiba: Escolha Certa Editora, 2024.
MARQUES, José Roberto; SARAIVA, José Sérgio. Desenvolvimento sustentável e antropocentrismo. Revista de Direito Brasileira, v. 29, n. 11, p. 358-369, 2021.
MARTINS, Amanda Ribeiro; CIRNE, Mariana Barbosa. O risco do desmatamento da Amazônia no clima brasileiro: políticas públicas legislativas e judiciais para a preservação da maior floresta tropical do mundo entre 2019 a 2023. In: LEUZINGER, Márcia Dieguez; SOUZA, Lorene Raquel de; SILVA, Solange Teles da (org.). Licenciamento ambiental e risco. Brasília: CEUB, 2024.
MURAD, Afonso. Janelas abertas: fé cristã e ecologia integral. São Paulo: Paulinas, 2022.
REVISTA ECOLOGIA INTEGRAL. Belo Horizonte: CEI 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
