O PACTO EDUCATIVO GLOBAL E O SERVICE LEARNING NA PUCPR

Autori

  • Ernesto Lázaro Sienna PUCPR
  • Douglas Borges Candido Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Parole chiave:

Pacto Educativo Global, Aprendizagem-serviço, Formação integral, Educação, Papa Francisco

Abstract

Diante do urgente compromisso ético de promoção e preservação da vida em todas as suas formas, e do compromisso com o cuidado com nossa casa comum, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a sintonia da formação integral da PUCPR com os compromissos do Pacto Educativo Global (PEG) e o processo de aprendizagem-serviço. Por meio de uma análise crítico-propositiva exploraremos a proposta pedagógica que guia a prática docente da PUCPR; as premissas basilares e constitutivas do Pacto Educativo Global; e o service-learning como uma alternativa aos modelos educacionais autocentrados e suspensos da relação dialógica com o mundo. Desta forma, os primeiros resultados desta pesquisa demonstram que a integração do service-learning ao projeto pedagógico marista de formação integral é uma resposta concreta, e de excelentes resultados, para a materialização do Pacto Educativo Global. As universidades precisam se tornar instrumentos de transformação social, construção de espaços capazes de gerar esperança, promover a inclusão e fortalecer os valores humanos essenciais para um futuro mais equitativo e sustentável.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ernesto Lázaro Sienna, PUCPR

Doutor em Teologia pela PUCPR e professor do curso de Teologia da PUCPR. Integra o Bureau do Pacto Educativo Global da PUCPR.

Douglas Borges Candido, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Filosofia pela PUCPR e professor do curso de Filosofia da PUCPR. Integra o Bureau do Pacto Educativo Global da PUCPR.

Pubblicato

2025-07-11

Come citare

Sienna, E. L., & Candido, D. B. (2025). O PACTO EDUCATIVO GLOBAL E O SERVICE LEARNING NA PUCPR. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(18). Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/36115