O PACTO EDUCATIVO GLOBAL E O SERVICE LEARNING NA PUCPR
Mots-clés :
Pacto Educativo Global, Aprendizagem-serviço, Formação integral, Educação, Papa FranciscoRésumé
Diante do urgente compromisso ético de promoção e preservação da vida em todas as suas formas, e do compromisso com o cuidado com nossa casa comum, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a sintonia da formação integral da PUCPR com os compromissos do Pacto Educativo Global (PEG) e o processo de aprendizagem-serviço. Por meio de uma análise crítico-propositiva exploraremos a proposta pedagógica que guia a prática docente da PUCPR; as premissas basilares e constitutivas do Pacto Educativo Global; e o service-learning como uma alternativa aos modelos educacionais autocentrados e suspensos da relação dialógica com o mundo. Desta forma, os primeiros resultados desta pesquisa demonstram que a integração do service-learning ao projeto pedagógico marista de formação integral é uma resposta concreta, e de excelentes resultados, para a materialização do Pacto Educativo Global. As universidades precisam se tornar instrumentos de transformação social, construção de espaços capazes de gerar esperança, promover a inclusão e fortalecer os valores humanos essenciais para um futuro mais equitativo e sustentável.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.