SABERES DO SEMIÁRIDO:

ecologia integral e tecnologias sociais de captação de água para a produção de alimentos em Novo Cruzeiro e Caraí – MG

Autori

  • José Nelson Pereira dos Santos

Parole chiave:

ecologia integral, semiárido, tecnologias sociais, agroecologia, captação de água de chuva

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir experiências de tecnologias sociais de captação e uso da água de chuva, que estão sendo executadas com as famílias pela Caritas Diocesana de Araçuaí, para a produção de alimentos nos municípios de Novo Cruzeiro e Caraí (MG), inseridas no contexto do semiárido mineiro. A partir da perspectiva da ecologia integral proposta pela Encíclica Laudato si’, analisa-se como saberes populares, práticas agroecológicas e a articulação de movimentos sociais, possibilitam alternativas sustentáveis e justas para as populações em situação de vulnerabilidade. O estudo valoriza a integração entre os conhecimentos tradicionais e os princípios da sustentabilidade socioambiental, agroecologia, destacando a importância da justiça hídrica e da convivência com o semiárido como fundamentos da ecologia integral.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ARQUIVO CÁRITAS DIOCESANA DE ARAÇUAÍ. Registro fotográfico das atividades do Programa Cisternas. Araçuaí, 2023. Fotografia. Acervo institucional.

FRANCISCO, Papa. Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus, 2015.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados: Novo Cruzeiro e Caraí. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2025.

Pubblicato

2025-10-30

Come citare

Santos, J. N. P. dos. (2025). SABERES DO SEMIÁRIDO: : ecologia integral e tecnologias sociais de captação de água para a produção de alimentos em Novo Cruzeiro e Caraí – MG. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(nesp), 45–51. Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/37115