O XADREZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA:
um relato de experiência
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p313-324Mots-clés :
Jogo de Xadrez, Processo de Aprendizado, Ensino FundamentalRésumé
Neste relato de experiência é apresentado o projeto de extensão intitulado “O jogo de xadrez e o ensino de Matemática” cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, que foi desenvolvido na cidade de Monte Carmelo – MG. Este projeto buscou desenvolver em alunos do 9º ano de uma escola pública características como: capacidade de concentração, velocidade de raciocínio, memória, além de promover a socialização destes alunos. Para isso, foi ministrado um curso de xadrez para estes alunos nas aulas de Matemática durante 24 semanas (6 meses). Ao longo deste curso, estes alunos puderam aprender os movimentos das peças além de outros movimentos básicos, como por exemplo, roque, xeque, xeque-mate, cravada, garfo, ataques descobertos, etc. Outra ação deste projeto consistiu na organização de um torneio de xadrez aberto a toda a comunidade de Monte Carmelo e região, permitindo a estes alunos o contato com outros enxadristas mais experientes. A partir dos relatos dos professores de Matemática destas turmas e de alguns alunos participantes do projeto, inferimos que todos os objetivos propostos foram alcançados.
Téléchargements
Références
D’LUCIA, R. S. et al. O ensino de xadrez como ferramenta no processo de aprendizado infantil. Ciência em Extensão, v. 3, n. 2, p. 95-104, 2007.
DUARTE, R. S.; FREITAS, M. T. M. Matemática e xadrez: probabilidades no ensino fundamental. FAMAT em Revista, Uberlândia, n.09, p. 415-429, 2007. Disponível em: <https://docplayer.com.br/13871483-Matematica-e-xadrezpossibilidades-no-ensino-fundamental.html>. Acesso em: 13 de novembro de 2018.
PAIVA, R. Aplicações da Matemática Elementar no Xadrez. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Universidade Federal de São João Del-Rei. São João del Rey/MG, 2016. Disponível em:<https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/profmat/DISSMES/T2014/14dissT2014.pdf>. Acesso em 15 de novembro de 2018.
PENA, A. Interdisciplinaridade do xadrez com a matemática. ACADEMIA ARAXAENSE DE XADREZ. Disponível em: <http://www.clubedexadrez.com.br/download/matematicaexadrez_academia08.pdf>. Acesso em: 13 de novembro 2018.
PISA 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Ministério da Educação, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil>. Acesso em 09 de janeiro de 2023.
OECD 2018, Mathematics performance (PISA) (indicator). OECD. Doi: 10.1787/04711c74-em. Disponível em <https://data.oecd.org/pisa/mathematics-performance-pisa.htm>. Acesso em 15 de setembro de 2021.
REZENDE, S. Xadrez na escola. 2a. ed. Ciência Moderna, 2004.
TIRADO, A. C. S. B.; SILVA, W. Da. Meu primeiro livro de xadrez: Curso para escolares. Curitiba: Expoente, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.