DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO CONTADOR:
Uma experiência formativa sobre Miguel Burnier/MG
Palabras clave:
mineração, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), cidadaniaResumen
Este relato de experiência compartilha uma prática pedagógica adotada no curso de Ciências Contábeis da PUC Minas, na modalidade virtual, voltada para a construção de competências comunicativas e de cidadania ativa dos estudantes universitários, diante da análise crítica do caso de Miguel Burnier/MG, distrito impactado historicamente pela mineração. A estratégia formativa considerou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando ferramentas digitais, fóruns temáticos e personas representativas de atores locais. A iniciativa fomentou o engajamento acadêmico, a apropriação do conteúdo, o pensamento sistêmico e o diálogo sobre justiça socioambiental, contribuindo para a reflexão sobre a atuação da extensão universitária em territórios vulneráveis. A experiência demonstra como a educação superior pode promover a conscientização ambiental e o protagonismo dos estudantes em contextos reais e sensíveis diante de recursos digitais que favoreçam a concepção da representação social e da relevância da atuação profissional para o coletivo, em prol do desenvolvimento econômico.
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Citas
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