Revista Dispositiva é classificada como A4 em nova avaliação Qualis CAPES

2026-01-15

A Dispositiva - Revista Interinstitucional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e da UFMG alcançou a classificação A4 na avaliação realizada pela CAPES, com base no quadriênio 2021-2024. O resultado representa um salto significativo em relação à classificação anterior (B3 no quadriênio 2017-2020) e um reconhecimento do trabalho intenso e comprometimento de toda a equipe editorial.

Criada em 2012 pelo corpo docente da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, a Dispositiva passou, em 2022, a ser coeditada pelo PPGCOM-UFMG. Entre 2022 e 2025, a revista foi contemplada em dois editais da FAPEMIG – um voltado a projetos de divulgação científica e um específico para periódicos científicos. Esses recursos, somados aos provenientes dos PPGCOMs da PUC e da UFMG, possibilitaram a manutenção de uma equipe qualificada, além do custeio de serviços essenciais, como revisão e detecção de plágio. Acreditamos que esses marcos, sobretudo após a classificação A4, evidenciam a importância de iniciativas de fomento às publicações científicas.

Celebramos esse resultado, que reforça nossa motivação em busca da contínua melhoria da revista, e dividimos essa conquista com todas as pessoas (autoras, avaliadoras, leitoras, equipe editorial) que contribuíram para seu alcance.

Aproveitamos para reforçar que a Dispositiva está com chamada aberta, até 16 de fevereiro, para o Dossiê Nostalgia(s) na Mídias, que conta com Mozahir Salomão Bruck (PUC Minas) e James Cisneros (Universidade de Montreal) como editores convidados. Além disso, a revista recebe, em fluxo contínuo, trabalhos de tema livre para a edição de 2026.