Tecnologias do gênero: media e mercados de drogas ilegais

Autores

  • Lúcia Lamounier Sena

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2016v5n2p138-150

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer um possível diálogo entre a perspectiva de tecnologias de gênero, proposição do campo teórico feminista, e o sistema midiático. O cruzamento desses campos visa construir um referencial teórico e metodológico para uma análise sobre os argumentos que circulam nos media relativos à participação das mulheres nos mercados de drogas ilícitas no Brasil. A questão que se coloca é a relação entre as recorrentes representações publicizadas, de forma específica nos  enquadramentos jornalísticos, e a constituição de um sujeito político: “a mulher no tráfico”. Para tanto, a discussão faz referências a uma análise inicial sobre a cobertura jornalística da capital mineira na primeira década dos anos de 2000.

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Publicado

17-08-2016

Como Citar

SENA, Lúcia Lamounier. Tecnologias do gênero: media e mercados de drogas ilegais. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 138–150, 2016. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2016v5n2p138-150. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/12695. Acesso em: 20 ago. 2025.