MEMÓRIA, CINEMA E FOTOGRAFIA: reflexões sobre o filme Ulysse, de Agnès Varda

Autores

  • Ana Paula Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p60-70

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma articulação entre a memória e o cinema documentário a partir do conceito de cinécriture criado pela cineasta Agnès Varda. Sob essa perspectiva, será analisado o filme Ulysse (1982), curta-metragem que evidencia o diálogo entre a memória, a fotografia e o cinema. Para tal, este artigo reflete sobre a cinécriture sob dois aspectos: a singularidade da imagem e do pensamento e o cinema documentário como uma narrativa de devir.

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Publicado

05-10-2018

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Paula Silva. MEMÓRIA, CINEMA E FOTOGRAFIA: reflexões sobre o filme Ulysse, de Agnès Varda. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 60–70, 2018. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p60-70. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/18572. Acesso em: 4 out. 2025.