Transtextualidades na narrativa da televisão brasileira: transformações textuais num esquete humorístico de Os Trapalhões
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n12p23-35Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as transformações textuais de um esquete de humor televisivo brasileiro intitulado O grotóco do caqui (1988), da comédia de situação (sitcom) Os Trapalhões e exibido na TV Globo. O esquete faz uma transformação textual da parte final do clássico Branca de Neve (Irmãos Grimm). Se faz uma análise por meio da quinta categoria da transtextualidade, a hipertextualidade, proposta por Genette (2010). Os resultados constatam que há uma circulação de textos dos mais diversos, e não somente de Branca de Neve. Há uma reciclagem de diferentes obras num constante contato de entrelaçamento intertextual. Este cenário se configura como uma espécie de jogo hipertextual em que se remetem às diferentes formas de produções textuais, na utilização de hipotextos, ao jogar com eles e, ao mesmo tempo, se jogar dentro deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rafael Jose Bona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.