Comunicação, mulheres e aids: a visibilidade e o seu reverso // Communication, women and AIDS: visibility and its reverse - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p147
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p147Palavras-chave:
comunicação e saúde, visibilidade, mulheres, aidsResumo
Este artigo busca discutir as relações entre o par visibilidade/invisibilidade e a epidemia de aids entre mulheres. Para tanto, faz uso de alguns resultados apontados por uma pesquisa que analisou os sentidos produzidos pelos silêncios presentes no cenário da feminização da epidemia. Trata-se de um trabalho que perpassa o tema da invisibilidade e da própria visibilidade como problemas de saúde e de comunicação, sendo o silêncio uma forma de expressão dessa comunicação e de produção de sentidos sobre a temática. Evidencia, assim, o imbricamento da questão no campo da saúde pública, refletindo diferentes formas do fazer ver apontadas sobre a epidemia ao longo dos anos, e da sua correlação com estigmas e preconceitos presentes no centro da vulnerabilidade social feminina ao HIV e aids.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Valdir de Castro Oliveira, Daniela Savaget Barbosa Rezende

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.
.png)





Instagram
LinkedIn
Facebook
Podcast Dispositivo
Blog Correio da Dispositiva
Google Scholar
Academia.edu
