A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite
Palavras-chave:
Brasil, elitesResumo
O novo e provocativo livro do sociólogo e cientista político Jessé Souza, atual presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), lançado no fim do ano de 2015, é um soco no estômago do clássico pensamento intelectual brasileiro, a “inteligência sequestrada” no dizer de Jessé. Sob o sarcástico e sugestivo título “A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite” (pela Editora LeYa) e na esteira de outras obras suas, como “A ralé brasileira: quem é e como vivem” e “A construção social da subcidadania”, o professor da Universidade Federal Fluminense trata de empreender uma revisão crítica das idéias que nortearam o pensamento intelectual brasileiro na tentativa de identificar os paroxismos sociais, as raízes atávicas do comportamento e pensamento da sociedade brasileira, assim como desmitificar supostas “verdades” teóricas e generalizações culturais (particularizantes da sociedade brasileira) que se tornaram dogmas indevassáveis no pensamento intelectual brasileiro. Com inigualável propriedade teórica, o presidente do IPEA promove uma devastadora desconstrução de teses clássicas que impingiram visões “culturalistas” sobre como a sociedade brasileira se enxerga em desmedido equívoco, em razão dos desvios intelectuais gerados pelo pensamento conservador, amparado em matrizes liberais e, acima de tudo, calcado numa espécie de idealização de uma “ética impessoal” nortista, de base “acientífica”.
Downloads
Referências
ABREU, Haroldo. Para além dos direitos. Cidadania e hegemonia no mundo moderno. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópoles: Vozes, 2001.
NERI, Marcelo. A nova classe média: o lado brilhante da base da pirâmide. São Paulo: Saraiva, 2012.
POCHMANN, Márcio. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).