Reflexões sobre as burguesias sul-americanas e a integração regional
Reflections on the South America’s bourgeoisies and regional integration
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2017v5n3p112Palavras-chave:
integração regional, América do Sul, burguesiaResumo
O chamado "ciclo" de governos progressistas na América do Sul foi acompanhado de um conjunto de iniciativas de integração regional, como a Unasul, a Celac e a reorientação do Mercosul em um sentido mais voltado para a autonomia, o desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais. Esses projetos, que entraram em uma fase de retrocesso após a ascensão de governos de direita no Brasil e na Argentina, enfrentaram desde o início graves obstáculos, responsáveis pelas debilidades em sua implantação. O artigo sustenta que os limites dos processos integracionistas sul-americanos se devem à hostilidade das burguesias locais em cada um dos países envolvidos perante um projeto político regional divergente em relação às diretrizes neoliberais do capitalismo global e contrário à hegemonia dos Estados Unidos na região. Especialmente nos dois países sul-americanos mais importantes, Brasil e Argentina, o empresariado adotou uma postura de oposição a qualquer elemento dos projetos integracionistas que o afastassem dos marcos restritos do livre-comércio, o que inviabilizou os objetivos mais abrangentes que nortearam a conduta dos governos progressistas nessa área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).