Os países emergentes na política internacional: O grupo next eleven (n-11) e as convergências com a política externa brasileira
Palavras-chave:
Política externa brasileira, Países emergentes, Next ElevenResumo
Este trabalho analisa um conjunto de países emergentes, conhecidos como “pequenos Brics” ou Next Eleven (Egito, Indonésia, Irã, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Coréia do Sul, Turquia, Vietnã e Bangladesh). Considerando população, modernização e crescimento do PIB, há expectativa de uma presença cada vez maior destes países no cenário internacional, com possibilidade de superar economicamente os países do G-7 nas próximas décadas. Assim, este é um estudo exploratório das oportunidades que a ascensão destes países intermediários podem oferecer para o Brasil. Como metodologia, realiza um estudo crítico da caracterização do Next Eleven (originado no Banco Goldman Sachs) e uma breve discussão teórica da atuação internacional dos países intermediários. Por fim, realiza um levantamento preliminar do posicionamento da política externa destes países, em comparação com o Brasil.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).