No caminho de uma teoria da religião em Bourdieu: as apropriações marxianas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este ensaio apresenta um mapeamento da apropriação da linguagem e dos conceitos basilares do método da economia política de Karl Marx (1818-1883) pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) para elaboração da sua Teoria da Religião. Bourdieu elabora uma teoria da religião a partir da imagem do campo como um “mercado” associado à sistematização religiosa e urbanização, a distinção entre trabalhos material e espiritual e ao fechamento na referência autárquica da produção do saber religioso. No mercado religioso proposto se constituem disputas pelo monopólio da produção e distribuição dos “bens simbólicos de salvação” através de agentes reconhecidos como legítimos para produzir, reproduzir, gerir e distribuir tais bens, com tensões internas ao campo religioso entre agentes especializados entre si e versus autoprodução leiga. Considerando a amplitude da questão, o artigo focaliza alguns conceitos basilares do arcabouço teórico alemão que foram apropriados na obra bourdieusiana. A análise do fenômeno religioso proposta por Bourdieu destaca-se pela adoção dos princípios da crítica filosófica e política da religião e pela elaboração metodológica do campo como um mercado religioso.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de HORIZONTE – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em conceder os direitos de publicação a ele referentes à Editora PUC Minas. Declaro (amos) que seu conteúdo, no todo ou em parte, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para a criação de outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direitos autorais e direitos conexos, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao texto e à autoria, incluindo a referência à HORIZONTE.
Declaro (amos), ainda, que não existe conflito de interesses de natureza pessoal, acadêmica, institucional ou financeira entre o tema abordado, o(s) autor(es) e quaisquer empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (reconhecemos) que HORIZONTE está licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0):
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por meio desta licença, autorizo (autorizamos), “para maximizar a disseminação da informação”, que terceiros possam compartilhar, distribuir, remixar, adaptar e criar a partir deste trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito à autoria original.