Paradigmas do estudo da religião: as contribuições de Jean Greisch

Conteúdo do artigo principal

Geraldo Luiz de Mori

Resumo

São muitas as abordagens do fenômeno religioso surgidas nos últimos dois séculos. Algumas recorrem aos métodos elaborados pelas ciências humanas, sobretudo a historiografia, a sociologia, a etnologia/antropologia, a psicologia e a fenomenologia. Outras tratam a religião numa perspectiva filosófica, como se pode ver nos grandes autores que, sobretudo a partir do século XIX, se consagraram à elaboração de uma filosofia da religião. Nas últimas décadas, com a renovação da filosofia hermenêutica, novas leituras da religião têm surgido, renovando profundamente esse campo do saber. O texto aqui proposto apresenta alguns elementos da grande síntese do filósofo luxemburguês Jean Greisch, pouco conhecido no Brasil, mas cuja contribuição ao estudo da religião é original, privilegiando uma hermenêutica da passagem. Após uma breve apresentação de sua obra consagrada à filosofia da religião, serão apresentados os cinco “paradigmas” dos estudos da religião segundo ele: o especulativo, o crítico, o fenomenológico, o analítico e o hermenêutico, o último seguido pelo próprio autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MORI, Geraldo Luiz de. Paradigmas do estudo da religião: as contribuições de Jean Greisch. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 17, n. 53, p. 615, 2019. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2019v17n53p615. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/20493. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Geraldo Luiz de Mori, Faculdade Jesuítas de Filosofia e Teologia (FAJE)

Bacharel em Filosofia (1986) e Teologia (1992) pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - CES - (Belo Horizonte, MG), atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE -; licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990); mestre (1996) e doutor (2002) em Teologia pelo Centre Sèvres - Facultés Jésuites de Paris (França). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Teologia da FAJE, do qual é Diretor e Coordenador da Pós-Graduação. É também Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa na mesma IES. Dedica-se à pesquisa e ao ensino da Antropologia Teológica e da Escatologia Cristã e é líder do Grupo de Pesquisa Interfaces da Cristologia e da antropologia na teologia contemporânea. Estuda também temas de cristologia e hermenêutica, e busca estabelecer relações entre teologia e literatura. Publicou, em 2006, pelas Éd. du Cerf: Le temps, énigme des hommes, mystère de Dieu. Estuda o pensamento de Pierre Teilhard de Chardin e Paul Ricoeur. Desde 2010 é vice-presidente da Soter - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Em 2011 fez um estágio pós-doutoral em Paris, no Institut Catholique de Paris.