O fluxo migratório brasileiro em Orlando e o papel das igrejas brasileiras: uma pesquisa em andamento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Concluímos dados que confirmam a presença de imigrantes brasileiros em igrejas a partir de 1992 na cidade de Orlando. As entrevistas revelam que há uma primeira geração de brasileiros na década de 1990 na cidade central da Flórida e sua participação em igrejas americanas, pois não havia igrejas brasileiras. A primeira igreja brasileira que se constituiu em Orlando chama-se Primeira Igreja Brasileira Batista de Orlando (1998), conhecida popularmente pela sigla PIBBO e a Igreja Católica constituiu sua primeira paróquia para brasileiros em (2002) com a Ressurection Catholic Church. Esta pesquisa pretende contribuir com dados sobre o papel da igreja brasileira para imigrantes brasileiros em Orlando, neste momento inserimos os primeiros dados sobre o fluxo migratório brasileiro, esta coleta se encontra em andamento e conta com métodos exploratórios através de entrevistas, observação participante e survey na plataforma MonkeySurvey. Conta com apoio produtividade CAPES.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.