Fundamentalismo à brasileira: perfil e enfoque do Protestantismo de Missão no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
“Fundamentalismo” é um movimento ou uma corrente de pensamento, que prega obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios fundamentais. Pode estar presente na economia, na política, na educação e em outras instâncias da vida humana. É na religião que o fundamentalismo é mais conhecido e relacionado. Fundamentalismo religioso tem fases de expressão no decorrer da história possibilitando novas elaborações conceituais e estruturais. Nos últimos anos, o tema ressurge na América Latina quando governos fazem das ideias fundamentalistas a sua base. Há uma junção perigosa entre os fundamentalismos religioso e político. O objetivo desse artigo consiste em avaliar criticamente esta relação e os seus desdobramentos sociais. O texto se divide em: 1) distinção entre “conservadorismo” e “fundamentalismo”; 2) panorama sobre as fases de expressão do fundamentalismo cristão de matriz protestante; 3) a Bíblia como base do The Fundamentals: a Testimony to the Truth; 4) fundamentalismo à brasileira, a partir do protestantismo de missão e do pentecostalismo. Os aspectos propositivos são sugeridos no decorrer da reflexão e, principalmente, no último momento do texto como apontamentos para repensar a formação teológica de líderes religiosos no Brasil.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
BARR, James. Fundamentalism. Londo: SCM, 1977.
BBC NEWS. Por que igrejas evangélicas ganharam tanto peso na política da América Latina? Especialista aponta 5 fatores, 2019. Disponível em:
BETTO, Frei. Fé e afeto: espiritualidade em tempos de crise. Petrópolis/RJ: Ed. Vozes, 2019.
BÍBLIA de Estudo Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
BOFF, Leonardo. Jesus Cristo libertador. 18ª. ed. Petrópolis/RJ: Ed. Vozes, 1986.
BONINO, José Miguez. Rostos do protestantismo latino-americano. São Leopoldo/RS: Ed. Sinodal, 2002.
CASTILLO, José M. A humanidade de Jesus. Petrópolis/RJ: Ed. Vozes, 2017.
CAVALCANTI, Cavalcanti. Cristianismo e política: teoria bíblica e prática histórica. 3ª. ed. amp. São Paulo: Ed. Temática Publicações, 1994.
CUNHA, Carlos. Hermenêutica bíblica libertadora: encontro entre católicos e pentecostais. São Paulo: Ed. Garimpo, 2016.
DREHER, Martin N. Fundamentalismo. In: FILHO, Fernando Bortolleto. (Org.). Dicionário brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008.
FIORI, Marcus Fernando; NENEVÊ, Miguel. Dogmatismo, alienação e miséria cultural: uma reflexão sobre o Julgamento do Macaco Scopes. In: Revista Pesquisa & Criação, Vol. 10, Nº 2, Jul/Dez. 2011, p. 49-57.
GAZETA DO POVO. Frente Parlamentar Evangélica pede fim da ideologia de gênero nas escolas, 2018. Disponível em:
GEISLER, Norman; NIX, William. Introdução à bíblica: como a Bíblia chegou até nós. São Paulo: Ed. Vida, 1997.
GRENZ, Stanley J.; GURETZKI, David; NORDLING, Cherith Fee. Dicionário de Teologia. São Paulo: Editora Vida, 2000.
IBGE, Censo religioso do Brasil 2010. Disponível em:
MARTY, Martin E. Fundamentalismo. In: LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Ed. Paulinas: Ed. Loyola, 2004.
McINTIRE, C.T. Fundamentalismo. In: ELWELL, Walter A. (Ed.). Enciclopédia Histórico-teológica da Igreja Cristã. vol. II. São Paulo: Edições Vida Nova, 1990.
MENDONÇA, Antônio Gouvêa; FILHO, Prócoro Velasques. Introdução ao protestantismo no Brasil. 2ª. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.
NOLAN, Albert. Jesus hoje: uma espiritualidade de liberdade radical. São Paulo: Ed. Paulinas, 2008.
OZ, Amós. Contra o fanatismo. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.