Viver a esperança: uma reflexão sobre espiritualidade e mística em vista da manutenção da esperança a partir da Fratelli tutti
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, publicada em 3 de outubro de 2020, é, como se tem veiculado, um documento que faz parte da Doutrina Social da Igreja. Escrita sob a inspiração do diálogo com o líder islâmico Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb, pretende falar sobre o amor fraterno em sua dimensão universal. Este comentário, unindo-se a outros que se tem feito sobre esse texto, tem como objetivo contribuir na recepção da encíclica, sendo uma abordagem na perspectiva da espiritualidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de HORIZONTE – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em conceder os direitos de publicação a ele referentes à Editora PUC Minas. Declaro (amos) que seu conteúdo, no todo ou em parte, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para a criação de outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direitos autorais e direitos conexos, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao texto e à autoria, incluindo a referência à HORIZONTE.
Declaro (amos), ainda, que não existe conflito de interesses de natureza pessoal, acadêmica, institucional ou financeira entre o tema abordado, o(s) autor(es) e quaisquer empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (reconhecemos) que HORIZONTE está licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0):
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por meio desta licença, autorizo (autorizamos), “para maximizar a disseminação da informação”, que terceiros possam compartilhar, distribuir, remixar, adaptar e criar a partir deste trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito à autoria original.
Referências
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1981.
BOFF, L. O cuidado essencial: princípio de um novo ethos. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 28-35, out./mar. 2005a.
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível: hospitalidade: direito e dever de todos. Petrópolis: Vozes, 2005b. Volume 1.
EPTV1. Médicos do HC lamentam morte de neurocirurgião que atuou em separação de siamesas: ‘mundo perdeu uma alma do bem’. G1, Rio de Janeiro, 10 ago. 2020. Disponível em:
FRANCISCO. Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. 2020. Disponível em:
FRANCISCO. Evangelii Gaudium: a alegria do evangelho. Disponível em: file:///C:/Users/infra/Documents/1-CECIBM/PapaFrancisco/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.
METZ, J. B. Mística de olhos abertos. São Paulo: Paulus, 2013.
PAGOLA, J. A. O caminho aberto por Jesus: Mateus. Petrópolis: Vozes, 2013.
ROCHA, A. R. Ética e estética no universo Gentileza. Profecia na cena urbana do Rio de Janeiro. Teoliterária, São Paulo, v. 8, n. 15, p. 250-265, 2018.