A dimensão espiritual da comensalidade no filme “A Festa de Babette”: por uma compreensão ecumênica da hospitalidade e da eucaristia

Conteúdo do artigo principal

Ceci Maria Costa Baptista Mariani
Breno Martins Campos

Resumo

A espiritualidade é o cuidado com a vida em sua integralidade. Como define Faustino Teixeira no artigo “Malhas da hospitalidade”, ela é a capacidade de celebrar a vida em profundidade, ou seja, a capacidade humana de reconhecer que a vida tem uma dimensão profunda – da qual irradiam amor desinteressado, gratuidade, atenção, cortesia e hospitalidade – e de se alegrar com isso. Diferentemente do que geralmente se pensa, a espiritualidade não se restringe aos templos e espaços religiosos, antes, diz respeito a pessoas e não a almas etéreas. Portanto, perpassa toda a vida cotidiana. Na atualidade, diante dos desafios dos tempos sombrios em que vivemos, tanto na dimensão política como na de saúde pública, a casa se torna um lugar privilegiado para o cultivo da espiritualidade. Neste artigo, buscamos explicitar a dimensão espiritual da comensalidade de acordo com uma análise interpretativa do filme “A Festa de Babette” (1987), dirigido por Gabriel Axel, baseado na obra homônima da escritora dinamarquesa Karen Blixen. Em nossa análise, buscamos ressaltar a compreensão ecumênica do mistério eucarístico que o filme inspira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARIANI, Ceci Maria Costa Baptista; CAMPOS, Breno Martins; LIMA JÚNIOR, José. A dimensão espiritual da comensalidade no filme “A Festa de Babette”: por uma compreensão ecumênica da hospitalidade e da eucaristia. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 20, n. 61, p. e206104, 2023. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2022v20n61e206104. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/28053. Acesso em: 9 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Ceci Maria Costa Baptista Mariani, PUCCAMP (Puc Campinas)

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Editora da Revista Reflexão. País de origem: Brasil. E-mail: cecibm@puc-campinas.edu.br.

Breno Martins Campos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Editor adjunto da Revista Reflexão. País de origem: Brasil. E-mail: brenomartinscampos@gmail.com.

José Lima Júnior

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). País de origem: Brasil. E-mail: joselimajunior22@gmail.com.

Referências

A Festa de Babette. Direção de Gabriel Axel. São Paulo: PlayArte, 2013. 1 DVD (102 min.).

ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BAUMAN, Z. Estranhos à nossa porta. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BLIXEN, K. A Festa de Babette. São Paulo: Ed. SESI, 2018.

BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível, v. III: Comer & beber juntos & Viver em paz. Petrópolis: Vozes, 2006.

CHALHUB, S. Funções da Linguagem. São Paulo: Ática, 1987.

DINESEN, I. [BLIXEN, K.]. A Festa de Babette e outras Anedotas do Destino. Rio de Janeiro: Record, s.d.

HILDEBRANDT, W. Teologia do Espírito de Deus no Antigo Testamento. São Paulo: Academia Cristã; Loyola, 2008.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1988.

LIMA JÚNIOR, J. Nuances da Fortuna: semiótica de uma pnêumica no filme A Festa de Babette. São Bernardo do Campo: UMESP, Revista Estudos de Religião, ano XIX, número 28, 128-139, junho 2005.

MOLTMANN, J. A Fonte da Vida: o Espírito Santo e a teologia da vida. São Paulo: Loyola, 2002.

MOLTMANN, J. O Espírito da Vida: uma pneumatologia integral. Petrópolis: Vozes, 1998

NOUWEN, H. J. M. Com o coração em chamas: meditação sobre a vida eucarística. Aparecida: Santuário, 2005.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.

SCHILLEBEECKX, E. História Humana: revelação de Deus. São Paulo: Paulus, 1994.

TEIXEIRA, F. Malhas da hospitalidade. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião. Belo Horizonte, v. 15, n. 45, p. 18-39, jan.-mar. 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n45p18. Acesso em: 26 jan. 2022.