O príncipe que contemplou sua alma: Leituras akbarianas do filme Bābā ʻ Azīz, de Nacer Khemir
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como meta discutir duas questões: em que medida se pode entender que Ibn ‘Arabī e suas concepções influenciaram ou estão presentes na obra fílmica “Bābā ʻAzīz, o príncipe que contemplou sua alma”? Por outro lado, também se almeja ler algumas cenas desta produção cinematográfica a partir do pensamento do Šayḫ al-akbar. Neste sentido, em um primeiro momento, discute-se a concepção de “Cinema Espiritual” e “Cinema Místico”. Em seguida, apresenta-se as raízes da produção cinematográfica e artística de Nacer Khemir, para, por fim, discutir a presença de Ibn ‘Arabī neste filme, bem como estabelecer leituras akbarianas acerca do mesmo a partir de 4 tópicos: 1. a perspectiva akbari acerca dos diversos caminhos que levam a Deus; 2. o olhar místico/contemplativo que propicia “ver” o Real (Ḥaqq) com os olhos do próprio Real, acessando seu segredo (sirr); 3. O desvelamento do Real mediado por uma mulher; 4. a concepção acerca do conhecimento por desvelamento, diferenciando-se do conhecimento racional. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e de análise da imagem e do som. Concluímos que há influência akbariana em Bābā ʻAzīz, assim como compreendemos que estabelecer um tipo de leitura akbariana propicia enriquecedoras chaves de leitura a esta obra.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
ADDAS, Claude. Ibn ‘Arabí o la búsqueda del azufre rojo. Murcia: Editora Regional de Murcia, 1996.
AKKACH, Samer. Naẓar: The Seen, the Unseen, and the Unseeable. In: AKKACH, Samer. (Ed.). Naẓar. Vision, Belief, and Perception in Islamic Cultures. Leiden; Boston: Brill, 2022, p. 12–32.
ARSIYA, Iklim. God, beauty and love: An interview with Nacer Khemir. Daily Sabah. Istambul, 22/Feb/2017. Disponível em: https://www.dailysabah.com/cinema/2017/02/22/god-beauty-and-love-an-interview-with-nacer-khemir. Acesso em 12/12/2023.
ATTAR, Farid Ud-Din. The conference of the birds. Translation of Dick Davis and Afkhan DArbandi. London: Penguin Books, 2011.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. 9. ed. [S.I.]: Papirus, 1995.
BABA AZIZ, le prince qui contemplait son âme. Direção: Nacer Khemir [S.I.]: Les Films du Requin, 2005 (95 min) son., cor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f9JnzGEDJd4. Acesso em: 08 de agosto 2022.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film Art: An Introduction. New York: McGraw-Hill, 2001.
BUDIN, Stephanie Lynn. Creating a goddess of sex. in: BOLGER, Diane; SERWINT, Nancy. Engendering Aphrodite. Women and society in ancient Cyprus. Boston: American Schools of Oriental Research, 2002.
CARBÓ, Antoni Gonzalo. The Black Mirror of the Pupil of the Eye: Around the Eye that Sees and Is Seen: Ibn al-'Arabī, Bill Viola. Religions. 2023, 14, 994, p. 1-52.
CARDENAL, Ernesto. Vida en el amor. Buenos Aires: Carlos Lohlé, 1970.
CHITTICK, Willian. The sufi path of knowledge. Ibn Arabi’s metaphysics of Imagination. Albany: State University of New York Press, 1989.
CHODKIEWICZ, Michel. Un ocean sans rivage. Ibn Arabî, le libre et la loi. Paris: Éditions du Seuil, 1992.
CORÃO. Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. Versão árabe-português. Tradução de Helmi Nars. Al-Madinah Al-Munauarah: Complexo do Rei Fahd, s/d.
CORBIN, Henri. Alone with the Alone. Creative Imagination in the Sufism of Ibn 'Arabî. Chichester, West Sussex: Princeton University Press, 1997.
DANIEL, Roberto Francisco. Descobrindo o religioso no cinema. Pequeno método para análise teológica do filme. Bauru: EDUSC, 1999.
ELIADE, Mircea. Sagrado e Profano. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GEOFFROY, Eric. Le soufisme. Voie intérieure de l'Islam. Paris: Librarie Arthème Fayard, 2003.
HADDAD, Jamil Almansur. Livro das mil e uma noites. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1961.
HAKIM, Souad. Knowledge of God in Ibn 'Arabi. In: HIRTENSTEIN, Stephen e TIERNAN, Michael (eds.). Muhyiddin Ibn 'Arabi: a commemorative volume. Shaftesbury, Dorset [etc]: Element [etc], 1993, p. 264-290.
HMIDA, Meriam. La quête identitaire et le voyage initiatique dans le cinéma de Khemir. Analyse filmique de la trilogie cinématographique de Nacer Khemir. Mauritius: Éditions Universitaires Européennes, 2016.
IBN 'ARABĪ. Las contemplaciones de los misterios de Ibn Arabi. Tradução e edição de S. Hakim e P. Beneito. Murcia: Editora Regional de Murcia, 1994.
IBN 'ARABĪ. L'interprète des désirs. Tradução de Maurice Gloton. Paris: Albin Michel, 1996.
IBN 'ARABĪ. Le livre des chatons des sagesses. Traduction, notes et commentaires de Charles André Gilis. Beyrouth: Les Éditions Al-Bouraq, 1998.
IBN 'ARABĪ. Les dévoilement des effets du voyage. Texte arabe édité, traduit et présenté par Denis Gril. Paris: Editions de L'Eclat, 1998. Disponível em: http://www.lyber-eclat.net/lyber/ibnarabi/voyage.html. Acesso em 22/12/2023.
IBN 'ARABĪ. Viaje al Señor del poder. Málaga: Editorial Sirio, 2002.
JAMES, William. The varieties of religious experience. Nova York: Penguin Books, 1982.
KHEMIR, Nacer. One on one. Al Jazeera English, [Vídeo] 11/09/2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ag-gkbsOB9Y&t=235s. Acesso em: 12/12/2023.
LYDEN, John. Film as religion. Miths, morals and rituals. New York: New York University Press, 2003.
LYNCH, David. Em águas profundas. Criatividade e meditação. Rio de Janeiro: Gryphus editora, 2015.
LOPEZ-BARALT, Luce. Saint John of the Cross and Ibn 'Arabī: The Heart or Qalb as the Translucid and Ever-Changing Mirror of God. JMIA. V. XXVIII, 2000.
LOPEZ-BARALT, Luce. La cima del éxtasis. Madrid: Trotta, 2020. Kindle edition.
MCAULEY, Denis E. Ibn Arabī's Mystical Poetics. Oxford: Oxford University Press, 2012.
MCGINN, Bernard. Foundations of mysticism. New York: Crossroads, 2003.
MERNISSI, Fatima. Nasci num harém. As mil noites de xerazade. Alfragide, Portugal: Edições Asa II, 2001. Kindle edition.
METZ, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
MYERHOFF, Barbara. We Don’t Wrap Herring in a Printed Page. In: MYERHOFF, B.; MOORE, S. Secular Ritual. Assen: Van Gorcum, 1977.
NASR, Seyyed Hossein. The heart of the faithful is the Throne of the All-Merciful. In: CUTSINGER, James S. Paths to the heart. Sufism and the Christian East. Bloomington: World Wisdom, 2002.
OMARBACHA, Nawara. An interview with Nacer Khemir. Spirituality & Practice. Resources for spiritual journeys. s/d. Disponível em: https://www.spiritualityandpractice.com/films/features/view/17822/an-interview-with-nacer-khemir. Acesso em: 22/11/2023.
ÖZTÜRK, Ridade. Sufism in Cinema: The Case of Bab’Aziz. Film-Philosophy, 23.1 (2019): 55–71.
PANIKKAR, Raimon. De la mística. Experiencia plena de la vida. Barcelona: Herder, 2008.
PAPAN-MATIN, Firoozeh. Nacer Khemir and the Subject of Beauty in Bab'Aziz: The Prince Who Contemplated His Soul. Cinema Journal, V. 52, N. 1, Fall 2012, p. 107-126.
PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM. Lisboa, Abril de 2009.
PLATTE, Brent. Religion and film. Cinema and the re-creation of the world. New York: Columbia University Press, 2017.
PINHEIRO, Marcos Reis. O conceito da mística: as origens. In: BINGEMER, Maria Clara Lucheti; PINHEIRO, Marcos Reis; LOSSO, Eduardo Guerreiro. A mística e os místicos. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 13-22.
RUSPOLI, Stéphane. Le livre des théophanies d’Ibn Arabî. Introduction philosophique, commentaire et traduction annotée du Kitâb al-tajalliyât. Paris: Éditions du Cerf, 2000.
SCHWARTZ, Sílvia. O suspiro do compassivo. A imaginação criativa de Ibn Arabi e o Diálogo Inter-Religioso. Dissertação de mestrado apresentada na UFJF sob a orientação do prof. Dr. Faustino Teixeira, 2005.
SHAFIK, Viola. Arab cinema. History and cultural identity. Cairo; New York: The American University in Cairo Press, 2003.
SCHRADER, Paul. Transcendental style in film. Oakland: University of California Press, 2018.
SELLS, Michael. Mystical languages of unsaying. Chicago; London: University of Chicago Press, 1994.
SOUZA, Carlos Frederico Barboza de. O sufismo como dimensão mística do Islã. Belo Horizonte: Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 4, n. 7, p. 76-94, 3 dez. 2005.
SOUZA, Carlos Frederico Barboza de. A mística do coração. A senda cordial de Ibn ‘Arabi e João da Cruz. São Paulo: Paulinas, 2010.
SOUZA, Carlos Frederico Barboza de. Perscrutando sentidos: manifestações de necessidades espirituais em pacientes/famílias sob cuidados paliativos. In: LEMOS, Carolina Teles; MARTINS FILHO, José Reinaldo F.. (Org.). Religião, espiritualidade e saúde: os sentidos do viver e do morrer. Belo Horizonte: Editora Senso, 2020, p. 113-131. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346320173_PERSCRUTANDO_SENTIDOS_MANIFESTACOES_DE_NECESSIDADES_ESPIRITUAIS_EM_PACIENTESFAMILIAS_SOB_CUIDADOS_PALIATIVOS.
SUGIMOTO, David T.. Transformation of a Goddess: Ishtar - Astarte – Aphrodite. Zurich: Academic Press Fribourg, 2014.
VADICO, Luiz. O campo do filme religioso. Cinema, religião e sociedade. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
VELASCO, Juan Martín. El fenómeno místico. Estúdio comparado. Madrid: Trotta, 1999.
VIRÉ, F. Verbete GHAZAL. The Encyclopaedia of Islam. New edititon. Vol; II. Leiden: Brill, 1991, p. 1036s.
WARE, Kallistos. How do we enter the heart? In: CUTSINGER, James S.. Paths to the heart. Sufism and the Christian East. Bloomington: World Wisdom, 2002.
WERNECK, Mariza. O livro das mil e uma noites. Memória, escritura e melancolia. São Paulo: EDUC, 2020.
XAVIER, Ismail. Cinema, revelação e engano. In: XAVIER, Ismail. O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.