Na imanência, haverá saídas do sistema do juízo? O juízo de Deus em questão

Conteúdo do artigo principal

Ester Maria Dreher Heuser
Douglas Meneghatti

Resumo

Este artigo ocupa-se das relações entre o “juízo de Deus” e o “juízo final” e entre a transcendência e a imanência, a partir de duas perspectivas do Apocalipse: aquela contida no último livro bíblico, escrito por João de Patmos, e no seu contraponto, o Apocalipse de D. H. Lawrence. A primeira apresenta um cenário de julgamento e condenação dos ímprobos; se alimenta do medo e da esperança dos fiéis, que anseiam por uma vida de plenitude e paz eterna, após o triunfo daqueles que supostamente serão inocentados frente ao “tribunal divino”. A segunda perspectiva evidencia que João de Patmos descreveu um grande julgamento dos perseguidores de cristãos, o qual se configurou como um tribunal moral, do “bem” contra o “mal”, e prefigurou a esperança numa vida além-mundo, que tem consequências neste mundo por meio do “juízo de Deus”, praticado por quem necessita e deseja julgar. O artigo discute essas implicações, reconhece que os resultados do juízo atravessam corpos, pensamentos, discursos e práticas; constroem e destroem existências; estabelecem padrões morais e determinam maneiras de viver, mas insiste em questionar se há, na imanência, possibilidades de viver livre do sistema do juízo e encontra, em Lawrence, índices para uma resposta afirmativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
HEUSER, Ester Maria Dreher; MENEGHATTI, Douglas. Na imanência, haverá saídas do sistema do juízo? O juízo de Deus em questão. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 23, n. 01, p. e230105, 2025. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2025v23n01e230105. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/30836. Acesso em: 29 set. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Ester Maria Dreher Heuser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - campus Francisco Beltrão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora da UNIOESTE, Campus Toledo (PR) ORCID: 0000-0002-1762-7526 . País de origem: Brasil. E-mail: esterheu@hotmail.com.

Douglas Meneghatti, IFPR – Campus Capanema.

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo. Professor EBTT do Instituto Federal do Paraná - Campus Capanema. País de origem: Brasil. E-mail: douglas.meneghatti@ifpr.edu.br.

 

Referências

BÍBLIA de Jerusalém. Tradução publicada sob a direção da “École Biblique de Jerusalém”. São Paulo: Paulus, 2002.

BORTOLINI, José. Como ler o Apocalipse: resistir e denunciar. 5. ed. São Paulo: Paulus: 1994.

BROWN, Raymond Edward. A comunidade do discípulo amado. São Paulo: Paulus, 2011.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

HEUSER, Ester Maria Dreher (Org.). Contra o juízo: Deleuze e os herdeiros de Spinoza. Curitiba: Appris, 2019.

HEUSER, Ester Maria Dreher. D.H. Lawrence – O homem que morreu #1 Apresentação. Doses Literárias. Paraná. Spotify, 14 abr. 2020a. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/14Ao1IMtCLELxnwIph6GJh. Acesso em: 05 jun. 2023.

HEUSER, Ester Maria Dreher. D.H. Lawrence – O homem que morreu #2 Parte 1. Doses Literárias. Paraná. Spotify, 14 abr. 2020b. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/6y7qGlYgyAj0J7XsxjVsYh. Acesso em: 05 jun. 2023.

HEUSER, Ester Maria Dreher. D.H. Lawrence – O homem que morreu #3 Parte 2. Doses Literárias. Paraná. Spotify, 14 abr. 2020c. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1WRJrHMf8PObBkhUJKNp4s. Acesso em: 05 jun. 2023.

KOCH, Klaus. The rediscovery of apocalyptic. Naperville: Alec R. Anderson, 1972.

LAWRENCE, David Herbert. Apocalipse seguido de O homem que morreu. Tradução de Paulo Henrique Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

LAWRENCE, David Herbert. O livro luminoso da vida: escritos sobre literatura e arte. Seleção, tradução, introdução e notas de Mário Alves Coutinho. Belo Horizonte: Crisálida, 2010.

LAWRENCE, David Herbert. Estudos sobre a literatura clássica americana. Tradução de Heloísa Jahn. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

LORENZONI, Anna Maria. Lawrence: o profeta da imanência. In. HEUSER, Ester Maria Dreher (Org.). Contra o juízo: Deleuze e os herdeiros de Spinoza. Curitiba: Appris, 2019, p. 75-80.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral – uma polêmica. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O Anticristo – maldição ao cristianismo – ditirambos de Dionísio. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SOARES, Dionísio Oliveira. A literatura apocalíptica: o gênero como expressão. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 7, n. 13, p. 99-113, 3 dez. 2008.

WAVGINIAK, Túlio Melo. O testemunho no quarto evangelho: uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado. Dissertação (Mestrado em Teologia). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.