O cristão desafiado pelas religiões

Conteúdo do artigo principal

Luiz Eustáquio Santos Nogueira

Resumo

No debate teológico acerca da legitimidade salvífica das religiões, as posições entre os teólogos cristãos se distinguem em torno de três linhas básicas: o exclusivismo, o inclusivismo e o pluralismo.  Face a essas posições teológicas que situam a controvertida questão da identidade cristã ante o fato do pluralismo religioso, este artigo resgata uma abordagem teológico-antropológica de corte existencial que afirma o Deus de Jesus Cristo como um Absoluto relacional, conferindo ao cristianismo a autocompreensão histórica de uma identidade construída na alteridade.  Convicção e abertura, anúncio e diálogo, tes-temunho e aprendizagem configuram, por conseguinte, o novo e fraterno itinerário dos cristãos e de todos aqueles que, na fé, entregam-se ao Mistério Santo e se decidem por um mundo mais humano e pleno de vida, justiça e paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NOGUEIRA, Luiz Eustáquio Santos. O cristão desafiado pelas religiões. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 44–55, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/413. Acesso em: 10 ago. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Eustáquio Santos Nogueira, PUC Minas

Mestre em Teologia (FAJE), coordenador do CEFAP, professor de Teologia Sistemática do Instituto Dom João Resende Costa (PUC Minas).