Religião e projetos educacionais para a nação: a disputa entre metodistas e católicos na Primeira República brasileira
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar, no contexto da Primeira República, as tensões entre dois projetos educacionais implementados por confissões religiosas que, por meio da formação das elites, disputavam a hegemonia ideológico-cultural da sociedade brasileira, a saber, o protestante, na sua versão metodista, e o católico.
Palavras-chave: Metodistas; Católicos; Educação.
ABSTRACT
This article aims at investigating in the context of the First Republic, the tensions between the two educational projects implemented by the religious groups who, through the formation of the elite, disputed the ideological and cultural hegemony in Brazilian society that is the protestant project in its Methodist form and the catholic project.
Key words: Methodists; Catholics; Education.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.