Domínios diferenciados e refluxos identitários: o pensamento católico “antimoderno” no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo visualizar a formação de um grupo católico brasileiro, o grupo que se forma em torno de Plínio Corrêa de Oliveira e sua suposta identidade “antimoderna”. Além de buscar rapidamente circunscrever o conceito de modernidade e historicizar sobre a gênese do grupo e de suas principais idéias, aponta algumas possibilidades teóricas para a leitura do aspecto identitário. O texto reflete pesquisa de mestrado intitulada “Entre a verdade e a sedução: um estudo sobre a inflexão católica ‘antimoderna’ no Brasil”, que está sendo realizado junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Palavras-chave: Modernidade; Catolicismo; Identidade.
ABSTRACT
This article aims at visualising the formation of a Brazilian catholic group, that around Plínio Corrêa de Oliveira and his alleged ‘anti-modern’ identity. After a brief consideration of the concept of modernity and a short background of the group formation and its main ideas, it also points out some theoretical possibilities of reading the identity feature. The text results from a Master’s Degree research work entitled ‘Between truth and seduction: a study of the “anti-modern” catholic inflection in Brazil’, developed in the Programme of Postgraduate Studies of Religion Science in the Universidade Federal de Juiz de Fora (Federal University of Juiz de Fora, State of Minas Gerais).
Key words: Modernity; Catholicism; Identity.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.