O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã

Conteúdo do artigo principal

Douglas Cabral Dantas

Resumo

O percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões que contribuam para a divulgação do modelo pluralista (ou inter-religioso), mais inclusivo e democrático, e, portanto, concernente com a natureza mesma da escola pública.

Palavras-chave: Ensino religioso escolar; Escola pública; Educação para a cidadania.


ABSTRACT

The history of Religion Teaching in Brazilian public schools has left us a legacy of an understanding of the identity and aims of that discipline lacking unanimity. As a consequence, various principles and conceptions of political and pedagogical projects, as well as methodologies and teacher qualification requirements, have come out. This article aims at favouring a review of assumptions underlying the various theoretical models of Religion Teaching, including their respective pedagogical options, and at presenting some reflections for the diffusion of the pluralist (inter-religious) model, more inclusive and democratic, therefore in accordance with the nature of public schools.

Key words: Religion Teaching; Public Schools; Education for citizenship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DANTAS, Douglas Cabral. O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 112–124, 2004. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/583. Acesso em: 13 ago. 2025.
Seção
Artigos