Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Bitun

Resumo

Procuramos mostrar neste breve artigo que o processo de secularização estudado por Max Weber, levou a religião a adaptar-se num ambiente de livre-escolha, conduzindo os sujeitos a uma escolha na qual o indivíduo, diante de inúmeras possibilidades e necessidades, é capaz de optar por aquela que melhor lhe servir. Apesar de a secularização ter perdido sua hegemonia, ela continua a suscitar calorosas discussões e inúmeros debates entre os pesquisadores do fenômeno religioso, particularmente sobre o pluralismo, as mudanças dos papéis sociais das organizações religiosas, a competição entre agências produtoras de sentido, as novas possibilidades de escolhas. Diante desse quadro, procuramos mostrar que o movimento neopentecostal oferece ao indivíduo inúmeras opções de bens religiosos, provocando com isso o trânsito religioso. Esse trânsito tem feito com que os líderes das igrejas neopentecostais, na tentativa de atrair novos adeptos, produzam com maior intensidade “novos” bens religiosos, assim como busquem fidelizar esses novos membros à sua igreja. Como resultado, percebemos dentro do campo religioso brasileiro uma intensa movimentação de fiéis, bens e igrejas produzindo e consumindo religião para o seu próprio deleite e consumo.

Palavras-chave: Neopentecostalismo; Secularização; Trânsito Religioso.

Abstract

The purpose of this paper is to show that the process of secularization studied by Max Weber, led religion to adapt itself in an environment of free choice, leading subjects to a personal choice, where the individual, confronted by innumerous possibilities and necessities, can opt for the one that bests suits him. Although secularization has lost its hegemony, it keeps on inspiring discussions and debates among researchers of religious phenomena, particularly on pluralism, the changes on social roles of religious organizations, the competition among agencies producing meaning, the new possibilities of choices.Given the situation, we demonstrate that the neo-pentecostal offers the individual, various options of religious goods, generating what can be called “religious transit”. This flow of people has caused the leaders of the neo-Pentecostal churches, in search of new followers, to produce with greater intensity “new” religious goods in order to attract more people and make them faithful to their churches. As a result of that, we can perceive in the brazilian religious field an intense flow of believers, religious symbols and churches producing and consuming religion for their own pleasure and consumption.

Key words: Pentecostalism; Secularisation; Religious Traffic.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BITUN, Ricardo. Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 493–503, 2011. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n22p493. Acesso em: 20 mar. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Ricardo Bitun, Universidade Presbiteriana Mackenzie

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade São Marcos (1993) , graduação em Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico de São Paulo (1987) , mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) . Atualmente é Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenador da Universidade Presbiterana Mackenzie. Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Neopentecostalismo, cura divina, trânsito religioso, Religião.