Uma experiência de formação inicial de professores a partir da perspesctiva da diversidade cultural (An experience of initial teacher training from the point of view of cultural diversity) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p862
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente artigo partiu do questionamento: como os alunos do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Curitiba são instigados para trabalhar na prática educacional a partir da perspectiva da diversidade cultural e de forma integrada entre as disciplinas História, Geografia e Ensino Religioso? Para tanto, utilizou-se a metodologia bibliográfica e documental. Analisou-se 712 planos de aula, elaborados pelos alunos das turmas de 2006 a 2010 na disciplina Metodologia de História, Geografia e Ensino Religioso, ofertada no 3º ano do Curso de Pedagogia em uma IES de Curitiba. Os resultados apontam que o Curso atende o que preconiza a legislação educacional brasileira, formando docentes capazes de considerar a diversidade cultural na prática escolar. Esse é o primeiro passo para a construção do reconhecimento das diferentes culturas presentes no espaço escolar, potencialmente rico para se desenvolver relações democráticas, de respeito pelas diferenças, de ética e de garantia de direitos sociais e humanos.
Palavras-Chave: Diversidade Cultural. Formação de Professores. Interdisciplinaridade.
Abstract
This article came from the question, as the students of the education of a Higher Education Institution-HEI of Curitiba, are instigated to work in educational practice from the perspective of cultural diversity, and interdisciplinary way between the three subject areas: History, Geography and Religious Education? To answer this question, the 712 lesson plans developed by students in the classes from 2006 to 2010 in the subject "Methodology of History, Geography and Religious Education, offered in the 3rd year of the Course of Pedagogy in a HEI of Curitiba, were analyzed. The results show that the course realize what the Brazilian Educational Documents appoint, trainee teachers to able consider the Brazilian cultural diversity in educational practice. This is the first step in building recognition of the different cultures present in school, potentially rich in order to develop democratic relations, respect for differences, ethics and ensuring social and human rights.
Keywords: Cultural Diversity. Teacher education. Interdisciplinary.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.