O processo educacional na mística das tendas e caminhos (The education process in the mystic of the tents and ways) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas são entendidas como espaços privilegiados para vivenciar a pertença qualificada, a presença relacional e a participação cooperativa, e os caminhos são movimentos para contemplar a realidade, peregrinar da companhia do outro e encontrar o sentido como horizonte do caminho. Com base nessa relação dialógica, a educação é convidada a seguir caminhos que locomovem nossos corpos e movem novas ações na direção de um projeto educacional mais significativo, bem como descobrindo pela educação que somos capazes de acolher, nas tendas, a ternura e a energia, a interioridade e a exterioridade, a singularidade e a diversidade.
Palavras-chave: Educação. Mística. Tendas. Caminhos.
Abstract
The reality of the contemporary world is marked, in great part, by the fragility of personal options, by the speed of technological connections and by the superficiality of social relations. In this context there is education, which mediated by a diversity of pedagogic processes, looks to contribute to the personal formation and social transformation of the individual. In this educational process, the mystic as a qualified energy, can deepen the peculiarities that touch a life and the social experiences through which one passes. Here, we use as a support the tents and paths metaphor. The tents can be comprehended as privileged spaces in which to experience the membership qualified, the relational presence and the cooperative participation, and the paths are movements through which one may contemplate reality, wandering with the company of others and finding a path to the horizon. Based on this dialogic relationship, education is perceived as a tool by which to follow the ways in which our bodies move around and perform new actions in the direction of the most significant educational projects, as well as discovering through this education that we are able to welcome, in the tents, the gentleness and the energy, the interiority and the appearance, the peculiarity and the diversity.
Key words: Education. Mystic. Tents. Ways.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.