Poder sem solidariedade: Foucault e o Colégio Apostólico (Powers without solidarity: Foucault and the Apostolic College) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p213

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Luiz Alexandre Rossi

Resumo

“Poder sem solidariedade” tem como objetivo abordar um texto emblemático do Novo Testamento, isto é, Marcos 10,32-45 com as ferramentas teóricas da teologia bíblica e da teoria foucaultiana a respeito do poder. A metodologia utilizada é de ordem bibliográfica, a partir do diálogo com textos específicos que exploram o texto de Marcos, a sociedade mediterrânea do primeiro século e textos específicos de Foucault sobre o poder. Percebe-se conclusivamente que ao mesmo tempo em que os discípulos de Jesus procuram reproduzir as relações de poder, Jesus propõe um contra-discurso a fim de vislumbrar o poder como solidariedade a favor da comunidade. A intervenção de Jesus introduzirá um discurso de renúncia à aspiração ao poder assim como uma opção fundamental pelo serviço e pela solidariedade. Diante de dois modelos de concepção e prática do poder veremos uma proposta de inversão dos valores que vigoravam em uma sociedade marcada visceralmente pelas ambições. O jogo do poder também estava presente na comunidade de Jesus e seus discípulos procuravam reproduzir aquilo que já era comum ao tecido social.

Palavras-chave: Poder. Autoridade. Cristianismo. Sociedade. Domínio.

 

Abstract

“Powers without solidarity” aims to address an emblematic text of the New Testament - Mark 10.32-45 - by using the theoretical tools of biblical theology and Foucault's theory about power. The methodology used is bibliographic out of a dialogue with specific texts that explore the text of Mark, the first-century Mediterranean society and specific texts by Foucault on power. It can be conclusively seen that while the disciples of Jesus seek to reproduce power relations, Jesus proposes a counter-discourse in order to view the power as solidarity in benefit of his community. Jesus´ intervention will introduce a speech that disclaims the aspiration to power and offers a fundamental option for service and solidarity. Given these two models of conception and practice of power, we can see a proposal that reverses the values that prevailed in a society viscerally marked by ambition. The power game was also present in Jesus´ community and his disciples tried to reproduce what was already common to the social culture.

Keywords: Power. Authority.  Christianity.  Society. Domain.

 

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Como Citar
ROSSI, Luiz Alexandre. Poder sem solidariedade: Foucault e o Colégio Apostólico (Powers without solidarity: Foucault and the Apostolic College) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p213. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 213–229, 2013. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p213. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p213. Acesso em: 20 mar. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Luiz Alexandre Rossi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós-doutor em História Antiga (UNICAMP) e em Teologia (Fuller Theological Seminary). Profesor-adjunto no Mestrado em Teologia da PUCPR; departamento de Bíblia