A teologia como sapientia fidei: interfaces entre teologia e espiritualidade

Conteúdo do artigo principal

Paulo Sérgio Carrara
Solange Maria do Carmo

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as interfaces entre teologia e espiritualidade. Sabe-se que a teologia escolástica se tornou muito especulativa e racional, relegando a espiritualidade à piedade popular e suas devoções. Teólogos modernos redescobrem a dimensão existencial da teologia, uma vez que, enquanto ciência da revelação, ela busca uma linguagem racional coerente para a experiência cristã de Deus. A teologia conjuga fé e razão; a experiência de fé, no entanto, é anterior à reflexão racional que, em última instância, está a serviço da experiência, para iluminá-la e torná-la mais fiel à experiência fundamental da revelação de Jesus Cristo, que se encontra nas Escrituras. Nesse sentido, a espiritualidade emerge como aspecto intrínseco à teologia. A teologia, se permanecer fiel à sua missão, se expressará existencialmente como sapientia fidei. Este artigo trata, portanto, da relação evidente, mas muitas vezes esquecida, entre teologia (discurso racional) e espiritualidade (experiência cristã de Deus), mostrando que a teologia só cumpre o seu papel de serviço à Igreja se conduz o crente à experiência do mistério indizível de Deus que se aproximou de nós em Jesus Cristo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARRARA, Paulo Sérgio; CARMO, Solange Maria do. A teologia como sapientia fidei: interfaces entre teologia e espiritualidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 34, p. 510–533, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p510. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p510. Acesso em: 13 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Paulo Sérgio Carrara, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990) e graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - FAJE (1996). Fez mestrado em teologia com especialização em espiritualidade na Pontificia Faculdade Teológica Teresianum de Roma (2003) e doutorado em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (2010). Atualmente é professor de teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - FAJE (graduação e pós-graduação), no Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA (graduação e pós-graduação) e no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário - Diocese de Caratinga.

 

Solange Maria do Carmo, PUC Minas ISTA

Doutora em teologia pela faculdade jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE), professora no Instituto de Teologia e Filosofia Dom João Resende Costa da PUC-Minas e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte.