Teísmo, espiritualidad, no-dualidad
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir da constatação do auge da busca espiritual e do declínio da religião institucionalizada, busco compreender as causas desse processo, assim como oferecer chaves que nos permitam abordá-lo de modo lúcido. O que de fato está mudando radicalmente se dá no modo de conhecer, o que afeta todos os âmbitos. Assistimos, nos diferentes campos do saber, à passagem do modo mental (dual) ao modo não dual de conhecimento. Proponho o que considero um fator decisivo para isso: assumir o modelo não dual de conhecimento como meio para escapar às armadilhas a que induz o modelo mental (dual). Daí parece coerente afirmar que nos encaminhamos a uma espiritualidade transreligiosa e pós-teísta, prenhe de riquezas. Oferecerei, a partir da perspectiva não dual, uma breve reflexão sobre a relação entre espiritualidade (não dual) e compromisso.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.