Teologia e a pesquisa sobre espiritualidade e saúde: um estudo piloto entre profissionais da saúde e pastoralistas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde tem sido pesquisada no Brasil principalmente pela Medicina e Enfermagem. São poucos os trabalhos que tratam do tema sob a ótica do comportamento e das crenças dos profissionais da saúde e pastoralistas. Este estudo teve por objetivo verificar o modo como a dimensão da religiosidade/espiritualidade é compreendida e integrada (ou não) na prática dos profissionais da área da saúde e pastoralistas em um hospital de Curitiba-PR. O método utilizado foi de natureza quantitativa, de tipo survey, de corte transversal, classificado como descritivo. O instrumento de pesquisa foi composto por um questionário com 35 questões fechadas e 1 semiaberta. Foram sujeitos da pesquisa 100 profissionais da saúde: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas clínicos e pastoralistas. Os resultados apontam que a maioria destes profissionais acredita que a religiosidade/espiritualidade afeta os resultados em saúde e julgam importante ter conhecimento dessa relação. Contudo, são poucos os que reportam integrar a espiritualidade em sua prática de cuidado, por falta de (in)formação sobre essas questões. Conclui-se que a teologia pode contribuir na reflexão teórica sobre espiritualidade e saúde, e na colaboração com outras ciências na formação destes profissionais acerca do tema.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.