Teologia e a pesquisa sobre espiritualidade e saúde: um estudo piloto entre profissionais da saúde e pastoralistas

Conteúdo do artigo principal

Mary Rute Gomes Esperandio

Resumo

A relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde tem sido pesquisada no Brasil principalmente pela Medicina e Enfermagem. São poucos os trabalhos que tratam do tema sob a ótica do comportamento e das crenças dos profissionais da saúde e pastoralistas. Este estudo teve por objetivo verificar o modo como a dimensão da religiosidade/espiritualidade é compreendida e integrada (ou não) na prática dos profissionais da área da saúde e pastoralistas em um hospital de Curitiba-PR. O método utilizado foi de natureza quantitativa, de tipo survey, de corte transversal, classificado como descritivo. O instrumento de pesquisa foi composto por um questionário com 35 questões fechadas e 1 semiaberta. Foram sujeitos da pesquisa 100 profissionais da saúde: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas clínicos e pastoralistas. Os resultados apontam que a maioria destes profissionais acredita que a religiosidade/espiritualidade afeta os resultados em saúde e julgam importante ter conhecimento dessa relação. Contudo, são poucos os que reportam integrar a espiritualidade em sua prática de cuidado, por falta de (in)formação sobre essas questões. Conclui-se que a teologia pode contribuir na reflexão teórica sobre espiritualidade e saúde, e na colaboração com outras ciências na formação destes profissionais acerca do tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ESPERANDIO, Mary Rute Gomes. Teologia e a pesquisa sobre espiritualidade e saúde: um estudo piloto entre profissionais da saúde e pastoralistas. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 35, p. 805–832, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n35p805. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p805. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Mary Rute Gomes Esperandio, PUC PR

Psicóloga (CRP 08/13082). Doutora em Teologia. Pós-Doutora em Psicologia da Religião (Indiana University South Bend - USA) Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Tem experiência na área de docência teológica, com ênfase na interface Psicologia e Teologia. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde; Subjetividade contemporânea, Processos de subjetivação, Psicologia da Religião, Coping Religioso-Espiritual; Aconselhamento Pastoral.