Espiritualidade como acesso à verdade: uma provocação de Michel Foucault para a Teologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise do tema do acesso à verdade e da espiritualidade nas obras de Michel Foucault em sua última fase, tendo em vista suas implicações para a construção do discurso teológico. A preocupação será identificar em que medida é possível empreender um saber teológico tendo como pressupostos as investigações de Foucault sobre o cuidado de si. Os temas que envolvem o acesso à verdade e a espiritualidade no pensamento foucaultiano possibilitam uma transversalidade com os modos de construção do saber teológico, sobretudo pelo fato de que o cristianismo e a teologia ocidental se apropriaram das técnicas de si engendradas no período greco-romano, que resultou nas formas de pensamento a respeito da subjetividade engendradas na modernidade. A identificação desse campo de investigação permite à teologia um novo caminho para o diálogo contemporâneo e para uma revisão dos modos de afirmação de uma ação pastoral voltada para a condição humana em sua realidade vivencial.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.