Até onde vai a religião: um estudo do elemento religioso nos movimentos da Nova Era
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os estudos sobre os Novos Movimentos Religiosos geram questionamentos acerca da própria natureza da religião. Muitos desses movimentos podem ser vistos como distantes do que é comumente aceito como uma religião. Este artigo procurou compreender o elemento religioso presente nas práticas da Nova Era, também chamadas de novas espiritualidades. Foram levantados quatro exemplos de grupos e práticas individuais com o objetivo de perceber o que as tornam religiosas. A utilização de determinados conceitos de religião é o que faz dessas práticas exemplos de religião na sociedade atual, demonstrando que o religioso vai muito além daquilo que é usualmente reconhecido como tal.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.