A Teologia como ciência ôntica e sua relação com a Filosofia

Conteúdo do artigo principal

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves

Resumo

Objetiva-se neste trabalho apresentar a teologia como ciência ôntica e sua relação com a filosofia ou “fenomenologia hermenêutica”, conforme as contribuições de Martin Heidegger. Este objetivo se justifica mediante dois aspectos. O primeiro é o de explicitar a cientificidade da teologia no conjunto das ciências ônticas. O segundo é de romper com uma visão de que a filosofia é subserviente à teologia e apresentá-la como partner na condição de “fenomenologia hermenêutica”. Para atingir este objetivo, tomar-se-á um conjunto de obras de Martin Heidegger que fundamentam sua filosofia ou “fenomenologia hermenêutica” presente em seu texto Phänomenologie und Theologie. Em seguida, apresentar-se-á a Teologia como ciência ôntica e sua relação com a filosofia. Disso resultará a concepção de ciência, a onticidade da teologia e seu caráter histórico, sistemático e prático. Emergirá também a função da filosofia como “corretivo ontológico” e a linguagem teológica com um pensar e um dizer abertos para existência ontológica da fé cristã.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. A Teologia como ciência ôntica e sua relação com a Filosofia. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 35, p. 932–956, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n35p932. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p932. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), graduação em Bacharelado Em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1990), mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1994) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1997). Realizou estágio investigativod e Pós-doutorado na Universidade de Évora, em Portugal (2008). Atualmente é Docente Pesquisador de Teologia e Diretor do Centro de Ciências Humanase Sociais Aplicadas e avaliador institucional e de cursos de Filosofia e Teologia, do MEC-INEP. Tem experiência na área de Teologia e de Filosofia, com ênfase em Teologia Sistemática e Hermenêutica, investigando principalmente nos seguintes temas: teologia da libertação, Concílio Vaticano II, ontologia heideggeriana, hermenêutica teológica, teologia transcendental, revelação e fé.